Educação - Data: 6 de novembro de 2019

Página Inicial » Educação » Prefeitura garante Educação Inclusiva para mais de 300 alunos da Rede Municipal de Ensino

Como forma de promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos; além de atender as necessidades educativas especiais, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem garantindo a educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino. São Lourenço da Mata conta atualmente com cerca de 300 alunos, que possuem algum tipo de deficiência, e que estudam em uma das 43 escolas da cidade.

Para a coordenadora Municipal da Educação Inclusiva do município, Celina Souza, a gestão por meio de suas secretárias vem ofertando atendimento e prestando serviços aos estudantes e família. A Direção de Ensino e Formação Continuada se coloca à disposição das escolas da Rede Municipal para assegurar o aprendizado dos estudantes, buscando garantir o máximo desenvolvimento possível dos talentos, habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais garantindo o artigo 27 da Lei 13146. “A gestão também vem realizando diversas capacitações, ao longo do ano, com os professores e gestores, entre eles, o tema: Educação Inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação realiza vários cursos de aperfeiçoamento. Temos na nossa cidade, por exemplo, professores de braile, que ensinam a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) aos nossos alunos”, enfatizou Celina.

Ainda Segundo a coordenadora, o objetivo da inclusão é garantir um convívio e a interação com os outros estudantes, para isso, os estudantes com algum tipo de deficiência estudam na mesma sala com os alunos que não possuem deficiência. “Os casos mais comuns na nossa rede municipal são: dislexia, autismo, hiperatividade, deficiência física, visual e auditiva”, pontuou Celina.

Para finalizar, a responsável pela modalidade de ensino explicou que esses estudantes têm direito ao convívio e a interação com os demais alunos. “Essas crianças e adultos precisam desse trabalho da educação inclusiva, que busca mostrar que elas podem e devem conviver com todos. A única diferença é a forma como elas são avaliadas”, destacou a coordenadora.