Saúde - Data: 9 de setembro de 2019

Prefeitura garante acompanhamento psiquiátrico para crianças e adolescentes

Página Inicial » Saúde » Prefeitura garante acompanhamento psiquiátrico para crianças e adolescentes

Para garantir a integralidade da atenção para resolução dos problemas de saúde da população, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece todas as segundas-feiras, a especialidade de psiquiatria para as crianças e adolescentes no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O Centro, que fica localizado no bairro da Vila do Reinado, conta atualmente com 13 especialidades médicas.

De acordo com o médico psiquiatra, Kleber Varela, todas as segundas ele atende em média 25 pacientes. “Os casos mais frequentes são déficit intelectual e autismo. Mas, também chegam muitos casos de jovens que tentam cometer o suicídio. Por isso, além do acompanhamento psiquiátrico, é necessário que os pais conversem mais com os seus filhos, e fiquem atentos para mudanças de comportamento que o filho possa apresentar”, alertou o médico.

Os pacientes interessados em marcar uma consulta com uma das especialidades que o CEM oferece precisam procurar a Unidade de Saúde Básica (UBS), mais perto da sua residência. Na Unidade, os pacientes passam primeiro por um clínico geral, que o encaminha para a especialidade da qual necessita. Também é possível saber no posto de saúde, o dia e o horário de cada especialidade. As marcações também são feitas pela Central de Regulação, direto no CEM, que também disponibiliza uma Junta Médica, nas terças e quartas-feiras, a partir das 13h.