Saúde - Data: 20 de maio de 2020

Página Inicial » Saúde » Prefeitura entrega protetores faciais para profissionais da saúde de São Lourenço da Mata

Para ampliar as medidas preventivas e de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última terça-feira (19), a distribuição de 150 protetores faciais, destinados aos profissionais da saúde, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Os equipamentos de proteção foram doados pelo Laboratório GREA3D, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o intuito de aumentar a proteção dos profissionais e pacientes, evitando a contaminação pelo vírus. A distribuição seguirá ao longo da semana.

Segundo a secretária de Saúde do município, Gislaine Calado, o modelo de protetor facial é o mesmo que já foi entregue aos profissionais de saúde do Hospital Municipal Petronila Campos (HPC), de outra remessa. “Gostaríamos de agradecer o Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste de Pernambuco (COMANAS), que indicaram nosso município para receber as doações, através do Projeto Higia PE. Esses protetores faciais são de acetato (material transparente que é utilizado na indústria gráfica e que se destina a fabricação de películas fotográficas) e oferecem mais proteção por cobrirem todo o rosto do profissional de saúde. Em combinação com o uso das máscaras de tecido e de todo preparo de higienização, garantimos também mais essa segurança aos nossos profissionais e pacientes”, explicou a secretária.

Para a enfermeira da UBS de São João e São Paulo, Aline Giselle, todos os cuidados e proteções são importantes para enfrentar com segurança a pandemia da Covid-19. “O uso dos equipamentos de proteção são fundamentais para promover e garantir a proteção das pessoas, na exposição dos riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde. Sempre ficamos em alerta para o uso correto dos mesmos, pois usados de maneira errada podem trazer sérios riscos à proteção das pessoas. Esses protetores são muito úteis em um período como esse que enfrentamos”, frisou a enfermeira.