Página Inicial » Governo » Prefeitura e Incra acertam realização de ação Itinerante em São Lourenço da Mata

Em: Governo - Data: 25 de julho de 2018

Da Secretaria de Comunicação

Fotos: Secom-SLM

A Prefeitura de São Lourenço da Mata e a Superintedência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fecharam um convênio para trazer apara o município o programa Incra Itinerante no período de 10 a 15 de setembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25), Dia do Agricultor e da Agricultura Familiar, pelo prefeito Bruno Pereira, durante visita à zona rural do município.

A realização da ação foi definida em encontro do prefeito com o superintendente regional do Incra em Pernambuco, Heliodoro Daltino, na última segunda-feira. A iniciativa prevê a oferta de serviços como entregas de certidões, documentos, atualização de cadastro e autorizações de empréstimos. Uma das vantagens da regularização do pequeno produtor é facilitar o acesso aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf). Paralelamente, a Prefeitura de São Lourenço da Mata vai oferecer alguns serviços gratuitos para a população da zona rural.

De acordo com o prefeito Bruno Pereira, a parceria fechada com o Incra é uma forma de prestar melhor assistência aos produtores rurais do município. “São Lourenço da Mata, apesar de integrar a Região Metropolitana do Recife, tem como peculiaridade a força de sua atividade agrícola. Por isso o pequeno produtor e a agricultura familiar estão entre as prioridades da nossa administração”, destacou.

Ao todo, o município conta com dez assentamentos federais, além de seis projetos estaduais. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares de São Lourenço da Mata, hoje cerca de 800 famílias se dedicam à pequena produção agrícola e à agricultura familiar no município.

No encontro com o superintendente do Incra, o prefeito Bruno Pereira foi acompanhado pelo secretário de Governo, Felipe Lemos, pelo coordenador de Agricultura do município, Maurivan Tenório, e pelo diretor municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Gérson Vicente.

CAPACITAÇÃO

PRODUTORES rurais de São Lourenço participaram de seminário na UFRPE

Na última terça-feira (24), a Prefeitura de São Lourenço da Mata levou representantes dos assentamentos Engenho Chico Mendes, Engenho Concórdia, Engenho Velho e Roncaria para participarem do Seminário Brasileiro de Homeopatia na Agropecuária Agroecológica.

O evento foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e tem o objetivo de fomentar iniciativas sustentáveis na pequena produção. A comitiva de produtores do município teve o suporte da coordenação de Agricultura do município.