Página Inicial » Meio Ambiente » Prefeitura e Governo do Estado firmam parceria para revitalização de antigo lixão

Em: Meio Ambiente - Data: 9 de Maio de 2018

Da Secretaria de Comunicação

A Prefeitura de São Lourenço da Mata está cada vez mais perto de revitalizar a área do antigo lixão da cidade, desativado desde o ano passado. Mais: recebeu, oficialmente, na manhã desta quarta-feira 9 de maio, durante reunião entre o prefeito Bruno Pereira e o secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo, uma série de estudos já realizados pelo Governo do Estado para acelerar o processo e garantir um meio ambiente sustentável e alternativas de geração de renda para a população que dependia economicamente da coleta de lixo reciclável no local.

Realizado na sede da Secretaria das Cidades, no Recife, o encontro marcou a continuidade da parceria institucional entre os entes públicos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura já está trabalhando na área, situada em Chã da Tábua, promovendo a conscientização da população para não mais depositar dejetos no local, inclusive com a sinalização indicando a desativação do lixão e instalação de cerca em todo o perímetro.

Além do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), a Secretaria das Cidades garantiu apoio a outras ações que envolvem o antigo lixão, como a questão da central de triagem de materiais recicláveis e também a inclusão da cooperativa de catadores em projetos de economia solidária, sem falar também da implantação de coleta seletiva em São Lourenço da Mata.

Entre os documentos e estudos cedidos pelo Governo do Estado, está o estudo de áreas para a implantação de aterro sanitário em São Lourenço da Mata, que é um dos municípios signatários do Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, além de projetos básico e executivo das obras, autorização ambiental prévia, entre outros. De acordo com a gerente de Captação de Recursos da Secretaria das Cidades, Ana Gama, cinco áreas no município foram avaliadas como possíveis alternativas para a instalação do aterro.

“Estas ações só vêm a fortalecer a nossa preocupação com a qualidade de vida do povo de São Lourenço da Mata. Uma parceria institucional, que avança no sentido de garantir o bem-estar da nossa gente”, disse o prefeito Bruno Pereira.