Página Inicial » Meio Ambiente » Prefeitura e Apac cadastram os usuários da Bacia do Capibaribe

Prefeitura e Apac cadastram os usuários da Bacia do Capibaribe

Em: Meio Ambiente - Data: 21 de Março de 2018

Por Wagner Souza

Buscando reunir informações as demandas e visando otimizar o uso da água da água na cidade, a Prefeitura de São Lourenço da Mata deu início ao cadastramento dos usuários da Bacia do Rio Capibaribe no município, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). A ação começou nesta quarta-feira (21) e seguirá até o dia 3 de abril, podendo ser estendida caso seja necessário. Cerca de 85 localidades serão visitadas.

O cadastramento é gratuito e tem como objetivo recolher informações para subsidiar a implementação da política de recursos hídricos no Estado na região. A partir da organização e sistematização dos dados coletados, a administração municipal terá condições de identificar as demandas de recursos hídricos em toda a área de abrangência da bacia na cidade, além de planejar as ações para realizar uma gestão que garanta quantidade e qualidade de água para todos.

“Essa ação é de grande importância não só para o município, mas principalmente para o meio ambiente. A partir desse cadastramento será possível a identificação desses usuários e orientá-los  para utilizar a Bacia de maneira correta e sustentável”, destaca o diretor d diretor técnico de meio ambiente da Prefeitura de São Lourenço da Mata, Gerson Vicente.

Os usuários que devem se cadastrar são indústrias, comércios, agricultores, piscicultores e mineradores que dependem das águas dos rios, córregos, lagoas, riachos, açudes, barreiros e reservatórios da Bacia do Capibaribe, seja por captação de águas ou lançamento de esgotos de forma direta ou indireta.

Foto: Diego Rafael/Ascom-SLM