Saúde - Data: 1 de outubro de 2019

Prefeitura divulga programação do Outubro Rosa

Página Inicial » Saúde » Prefeitura divulga programação do Outubro Rosa

Este mês é comemorado o Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem facilitando o acesso ao tratamento de forma rápida com o intuito de detectar precocemente o câncer de mama, realizando exames de mamografia digital desde o início do ano para as moradoras da cidade.

Todos os meses, o mamógrafo móvel percorre os bairros e os distritos do município realizando os exames. Em cada localidade, o mamógrafo móvel realiza 80 atendimentos, sendo 40 pelo período da manhã e 40 no turno da tarde.

Em alusão ao Outubro Rosa, além dos exames mensais, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, estará realizando palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Para realizar o procedimento, as interessadas devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, para saber quando o mamógrafo móvel estará na localidade. O resultado é entregue 30 dias após o exame, no posto de saúde onde marcou. Os exames são feitos por ordem de chegada.

Segundo a secretária de Saúde do município, Gislaine Calado, a pasta já realiza, junto às mulheres, palestras sobre a importância do exame de mama, e nesse mês, a campanha será intensificada. “A gestão realiza um cronograma durante todo o ano, levando o serviço de mamografia para todos os bairros e distritos da cidade. Esse mês vamos oferecer várias palestras para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, ressaltou a secretária.

Confira a programação do mês de outubro do exame:

Bairro da Manguga – 04.10

Distrito de Matriz da Luz I e II – 09.10