Assistência Social - Data: 18 de maio de 2020

Prefeitura distribui kit alimentação para comerciantes ambulantes do município

Página Inicial » Assistência Social » Prefeitura distribui kit alimentação para comerciantes ambulantes do município

Texto: Deysiane Vidal

Imagens: Victor Patrício

A Prefeitura de São Lourenço da Mata iniciou, nesta segunda-feira (18), a distribuição de mil kits alimentação para os comerciantes ambulantes da cidade. A iniciativa, realizada em parceria com o governo do estado, foi feita pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Governo, além da Diretoria de Controle Urbano, no Centro Social Urbano (CSU), e visa minimizar os impactos da crise econômica, agravada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a secretária de Assistência Social, Kely Morgana, o objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica. “Iniciamos as entregas, hoje, com 600  kits, e ao longo da semana, novos kits serão entregues.  Nosso município foi o primeiro a contar com a distribuição de alimentos aos ambulantes em Pernambuco. O cadastramento estava acontecendo desde a última sexta-feira (15), porém, a prefeitura já tinha alguns cadastros no banco de dados, o que facilitou e antecipou as entregas dos kits alimentícios”, explicou a secretária.

O secretário de Governo do município, Gesiel Melo, destacou que a maior preocupação da gestão se dava pelo fato que boa parte desses trabalhadores não possuíam outra fonte de renda. “Fizemos um recadastramento de novos ambulantes, buscando ajudar todos, até os que ainda não estavam cadastrados. Aqueles que não conseguiram, quando formos diretamente na feira, puderam se cadastrar hoje, no CSU. Nossa ação está acontecendo de acordo com todo o combinado, e pretendemos ainda contemplar muitos outros ambulantes”, frisou o secretário.

As cestas distribuídas aos ambulantes, que estão impedidos de comercializar até o dia 31 de maio, devido ao novo decreto estadual, contêm produtos como arroz parboilizado, biscoito doce, bolacha cream cracker, feijão carioca, flocão de milho, doce de goiaba e banana, leite em pó integral, macarrão espaguete e sardinha em lata. A distribuição foi feita seguindo as orientações de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.

Já para o gerente da Secretaria Estadual de Assistência Social, Nerivaldo Bezerra, a ação visa garantir o isolamento social mais rígido, diminuindo os impactos para os ambulantes do município. “É um trabalho muito importante que a prefeitura está fazendo para os comerciantes. Sabemos que ao tirar um ambulante da rua, você tem que oferecer pelo menos a alimentação básica. Estamos realizando várias ações, juntamente com a prefeitura, e nossa recomendação é que todos sempre fiquem em casa e, se caso precisarem sair, usem máscaras, para não proliferar esse vírus da covid-19”, enfatizou o gerente.

A comerciante ambulante, Silvania Maria, ressaltou que as cestas vieram em uma boa hora. “Após o coronavírus o movimento aqui na cidade ficou muito fraco. Eu sou casada, tenho duas crianças para sustentar, uma de oito anos e outra de 14 anos, e dependemos do comércio. A Prefeitura foi diretamente até a feira e realizou o cadastro de muitos ambulantes, tenho certeza que todos estão agradecidos, esse kit vai ajudar muito, já é um complemento. Também me preocupo com a saúde, então valorizo os cuidados com a higienização”, comentou a comerciante.