Infraestrutura - Data: 15 de janeiro de 2020

Prefeitura de São Lourenço da Mata reflorestará antigo lixão da cidade

Página Inicial » Infraestrutura » Prefeitura de São Lourenço da Mata reflorestará antigo lixão da cidade

Texto: Deysiane Vidal
Fotos: Victor Patrício

Desativado em 2018, o antigo lixão de São Lourenço da Mata, localizado no Bairro de Chã da Tábua, terá sua área reflorestada com plantas endêmicas da Mata Atlântica; além de recuperação de solo e drenagem. No local, que por quase 50 anos abrigou os resíduos sólidos produzidos pelo município, teve o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), autorizado, hoje (15), pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O plano visa fortalecer a formação dos corredores ecológicos da cidade; além de incentivar o reflorestamento com espécies florestais nativas e recuperar as áreas degradadas pelo antigo lixão.

De acordo com o prefeito Bruno Pereira, o plano será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e pela Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma). “A sustentabilidade e preservação do meio ambiente é um dos compromissos de nossa gestão. Iniciamos o processo do plano em 2019, e agora, com a autorização do CPRH, vamos iniciar os trabalhos com restauração da área alterada e degradada, arborização urbana, instalação do plantio, sementeira, central de triagem, e resíduos sólidos, que vão ser triturados e vendidos como areia reciclada ou na fabricação de tijolos para construção de casas populares”, pontuou Bruno.

Para o secretário de Infraestrutura da cidade, Sérgio Machado, com o plano será possível realizar a correção ambiental da área, com paisagismo e outras ações necessárias, que evitarão problemas como: proliferação de vetores de doenças, poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas, que podem afetar a saúde pública. “Vamos fazer o plantio de árvores de grande porte como: eucalipto, mangueira e espécies nativas. Tudo, para promover uma contenção, e assim, melhorar o ambiente. Após a autorização do CPRH, que já reconhece o local como ambientalmente correto, por não ser depositado mais materiais orgânicos, materiais esses que encaminhamos para o CPRH de Candeias, já iniciamos o projeto”, pontuou o secretário.