Saúde - Data: 28 de março de 2019

Prefeitura de São Lourenço da Mata realiza VII Conferência Municipal de Saúde

Página Inicial » Saúde » Prefeitura de São Lourenço da Mata realiza VII Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “Primazia da Atenção Integral, em uma perspectiva da promoção da saúde, com destaque para Atenção Básica”, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promove nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento, que é gratuito e destinado a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, gestores, prestadores de serviço e a população em geral, está sendo realizado na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, no Centro, no horário das 8h às 12h.

Segundo o conselheiro estadual de saúde, Carlos Freitas, que foi acompanhar o evento, as conferências foram estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, e funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes da saúde pública. “O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros também estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários”, explicou o conselheiro.

Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valderez Bernardes, a conferência tem como objetivo avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do SUS no município. “A conferência proporciona aos participantes uma troca de experiência. A participação popular ainda torna a conferência democrática e significativa, pois todos propõe novas ideias para o fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que por meio das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantadas são levadas às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria do SUS”, pontuo Valderez. Ainda segundo a presidente, na próxima sexta-feira, durante o segundo dia do evento, serão escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de São Lourenço da Mata e os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde.