Assistência Social Trabalho - Data: 11 de dezembro de 2019

Prefeitura de São Lourenço da Mata investe em qualificação para moradores

Página Inicial » Assistência Social » Prefeitura de São Lourenço da Mata investe em qualificação para moradores

Com os novos investimentos que chegam à cidade, a exemplo da Metalúrgica MOR e Armazém Coral, a Prefeitura de São Lourenço da Mata vem investindo cada vez mais na formação dos moradores. Na última terça-feira (10), foi encerrado o curso de refrigeração, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Qualificação Profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Além deste, outros cursos profissionalizantes foram e estão sendo desenvolvidos pela pasta, em parceria com o SENAI e a BRK Ambiental. Entre os cursos estão: Técnicas de Recepção para Hospitais e Farmácias, Desenho Técnico, Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos, Chassi de Motos, Metrologia, Técnicas de montagem e Desmontagem de Rolamento, Básico de Refrigeração e Climatização, Básico de Eletricidade e Sistema de Iluminação.

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do município, Vanessa Costa, além de preparar e despertar novas habilidades nos moradores, os cursos também possibilitam a criação de seus próprios negócios. “Atuamos ao longo dos últimos três anos a fim de garantir o acesso a mais qualificação profissional para os são-lourencenses. Para este objetivo, disponibilizamos diversos cursos gratuitos, em parceria com instituições amigas. Muitos conseguem emprego, pois ainda falta muita mão de obra qualificada no mercado, mas, para aqueles que pretendem abrir seu próprio negócio, também disponibilizamos a Sala do Empreendedor, onde prestamos consultoria para que possam tirar todas as dúvidas e ingressar no mundo dos negócios”, disse a secretária.

Bem como, a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, a Secretaria Municipal de Assistência Social também vem investindo pesado em cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores. Esta semana, por exemplo, iniciou as aulas do curso de Corte e Costura, no Centro Social Urbano (CSU). Ao todo, 60 alunas estão inscritos no curso que é dividido em seis turmas, com 10 alunas cada. O curso tem duração de três meses. As aulas ocorrem nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo da turma.

Segundo a secretária de Assistência Social, Kely Morgana, a gestão municipal vem ao longo do ano ofertando vários cursos de capacitação à população. “Esta semana também iniciamos o curso de Designer de Sobrancelhas e Manicure e Pedicure. Além destes, conseguimos desenvolver diversos cursos na gestão do prefeito Bruno Pereira, alguns em parceria com instituições como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que trouxe oficinas como: “Desenvolvimento e Expressão Verbal” e “Autoconfiança”, por meio do Programa de Qualificação Profissional”, destacou Kely.

Para a aluna Eveline Alves, essa é uma grande oportunidade para fazer um curso que há muitos anos ela tinha vontade. “Estou muito feliz por conseguir fazer o curso de Corte e Costura. Foi através das redes sociais que eu soube e corri logo para fazer a minha matrícula”, ressaltou a aluna.

Para saber mais sobre esses e outros cursos basta procurar as Secretarias Municipais de Trabalho e Qualificação Profissional, que fica na Rua Agamenon Magalhães, Nº 60, no Centro da cidade; e a Assistência Social, que funciona no Centro Social Urbano (CSU), ao lado do Supermercado Todo Dia. Ou, ficar acompanhando as redes sociais da Prefeitura de São Lourenço da Mata para saber sobre os cursos e vagas. Para se inscrever em alguns cursos, é necessário ter idade mínima de 16 anos, o Ensino Fundamental completo, apresentar cópias dos RG, CPF e comprovante de residência.