Saúde - Data: 31 de julho de 2020

Prefeitura de São Lourenço da Mata inicia mutirões de combate à dengue

Página Inicial » Saúde » Prefeitura de São Lourenço da Mata inicia mutirões de combate à dengue

A Prefeitura de São Lourenço da Mata iniciou, na última quinta-feira (30), a ampliação das ações educativas para prevenção das arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Já nesta sexta-feira (31), a equipe de agentes de saúde e combate às endemias realizou um mutirão no bairro da Vila do Reinado, visitando as casas e conversando com os moradores para evitarem água parada em recipientes; além de usarem o larvicida em cisternas e caixas d’água.

Gislaine Calado, secretária da pasta de Saúde, reiterou que os cuidados com outras doenças também estão sendo reforçados durante a pandemia. “Mesmo vivenciado um quadro de pandemia, não deixamos de cuidar dos demais adventos, como é o caso da dengue, e de outras arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti. Estamos trabalhando na ampliação das nossas ações educativas com a população, para lembrar que não devemos facilitar a reprodução desse mosquito e, assim, prevenir outras doenças”, disse a secretária.

Ana Lima, coordenadora dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, adiantou que as ações são contínuas e estão sendo reforçadas neste período. “A ação de ontem foi realizada no Centro, com o trabalho de 12 agentes e, em parceria com o SESC Ler, com entrega de panfletos aos moradores, levando dicas sobre como prevenir a proliferação do mosquito transmissor das doenças. Hoje, a ação foi realizada na Vila do Reinado, com os agentes que realizaram tratamento focal e orientação entre os moradores, e, em outro horário, passaremos pelo bairro, com carro fumacê, para matar os mosquitos aedes aegypti”, destacou Ana.