Página Inicial » Cultura » Prefeitura acerta detalhes do Festival Agosto Cultural

Prefeitura acerta detalhes do Festival Agosto Cultural

Em: Cultura - Data: 23 de julho de 2018

Por Cynthia Barbosa

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM

Com o objetivo de planejar e promover um evento com segurança, mobilidade e conforto para os são-lourencenses, representantes das secretarias municipais e demais órgãos participaram de uma reunião de trabalho na última sexta-feira (20), na Uninabuco. No encontro discutiram ações que serão realizadas durante o Festival Agosto Cultural (FAC), festividade tradicional de São Lourenço da Mata, que é realizada há mais de 40 anos e atrai visitantes de diversas cidades.

Na ocasião, comitês responsáveis pela segurança do público, como a Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal, apresentaram o plano que garantirá a proteção da população; a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também estiveram presentes. Além destes, as secretarias de saúde e assistência social ressaltaram a importância das campanhas contra doenças sexualmente transmissíveis, contra assédios e exploração infantil, respectivamente, que serão realizadas durante a festa.

“É fundamental que todos as entidades que irão participar do festival se reúnam para que possamos discutir como será toda a organização do evento. Com tudo alinhado, podemos garantir ao público que o Festival Agosto Cultural será um sucesso, sem nenhum incidente que possa prejudicar os visitantes”, explicou o secretário de Cultura, Esportes, Juventude e Turismo Jairo Chaves.

O Festival Agosto Cultural (FAC), será promovido durante os dias 7 e 12 de agosto, com público estimado de trinta mil pessoas por dia, movimentando a economia do município, através do comércio formal e de barracas que serão montadas exclusivamente nos dias do evento. Na edição de 2018 o conceito da antiga Festa de Agosto foi modificado para abranger a cultura de São Lourenço da Mata, um dos municípios com mais expressões artísticas de Pernambuco. No festival, o público contará com apresentações de quadrilhas juninas, ursos, bois, afoxés, entres outros movimentos culturais, além das tradicionais atrações musicais locais e nacionais.

“Este ano será um pouco diferente do que estamos acostumados. Iremos enfatizar os movimentos artísticos são-lourencenses, vamos garantir que eles tenham o destaque merecido. Essa é a principal mudança que será feita, uma mudança necessária e muito positiva para nossa cultura. Mas não vamos esquecer das grandes atrações musicais, que são tradicionais na festa. O público desta edição vai poder se divertir de diversas formas”, ressaltou Jairo Chaves.