Assistência Social - Data: 29 de maio de 2019

Prefeito entregará nova Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes

Página Inicial » Assistência Social » Prefeito entregará nova Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes

O prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, irá inaugurar na próxima sexta-feira (31), às 11 horas, a nova Casa de Acolhimento. O local, que fica no bairro do Parque Capibaribe, acolherá crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que se encontram em situação de risco pessoal e social.

O prefeito Bruno Pereira, orgulhoso pela nova Casa de Acolhimento, glosou como era antes o local que deveria abrigar e cuidar das crianças e adolescentes. “Assim que assumimos fui visitar a antiga Casa de Acolhimento, e fiquei espantado com a situação precária do local. Nunca havia sido feito, nas gestões anteriores, investimentos na reestruturação da Casa para essas crianças. Nós, como Governo Municipal, que deveríamos ser responsáveis por elas, que já sofreram tanto com suas famílias, estavam em situação de risco por causa de um governo que não se preocupava com elas”, indignado comentou o prefeito.

Ainda segundo Bruno, a nova Casa é um orgulho para a cidade. “Hoje estamos dando condições de segurança, conforto, alimentação, saúde e a todas essas crianças. Conseguimos um prédio próprio para que os serviços não sejam mais suspensos, independente da gestão de governo. E em quanto eu for prefeito deste município, irei honrar com esses menores que dependem da sociedade e do estado para que os protejam”, disparou o prefeito.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Kely Morgana, a Casa funcionará 24 horas e terá capacidade de abrigar até 20 jovens. “Eles passarão a contar com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e educadores. O local também terá toda uma estrutura com quartos amplos, sala de estudos, playground e refeitório. Tudo para garantir mais conforto e bem-estar para essas crianças e adolescentes”, pontuou a secretária.

A conselheira tutelar, Ana Carla Guimarães, afirmou que a nova Casa de Acolhimento serve como um lar provisório para crianças e adolescentes que têm seus direitos violados. “O local serve para cuidar de crianças e adolescentes que são afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva. No caso de abandono ou caso a família ou responsável não possam cumprir com sua responsabilidade no cuidado e proteção”, explicou a conselheira.

CASA DE ACOLHIMENTO: São serviços que acolhem crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica.