Página Inicial » Educação » Prefeito de São Lourenço vai à Câmara e sanciona leis na área da educação

Prefeito de São Lourenço vai à Câmara e sanciona leis na área da educação

Em: Educação Trânsito e Transporte - Data: 2 de maio de 2018

Por Cynthia Barbosa

Foto: Secom/SLM

Em um gesto de respeito ao Legislativo e ao diálogo entre os Poderes, o prefeito Bruno Pereira compareceu à Câmara de Municipal de São Lourenço da Mata, na manhã desta quarta-feira (2), para sancionar dois projetos de leis: a regulamentação do transporte escolar da rede privada e a criação de um sistema de avaliação para os estudantes da rede municipal de ensino.

Proposta pelo vereador Antônio Manga, a Lei 2.597/2018 institui o Exame de Avaliação Diagnóstica e Interventiva do Ensino Fundamental (Exadi), uma prova que será realizada duas vezes ao ano, em todas escolas municipais, para monitorar o desenvolvimento escolar dos estudantes. Também virou lei o PL 2.600/2018, de autoria do vereador Leonardo Barbosa, criando novas regras para o cadastramento dos veículos que realizam o transporte escolar, estabelecendo critérios mais rígidos e garantindo mais segurança.

“Essas sanções são fundamentais para nosso município. A criação do Exadi é de suma importância porque vai nos permitir avaliar os nossos estudantes e o nosso ensino. Já a regulamentação do transporte escolar irá garantir mais segurança às nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito Bruno Pereira. “Cuidar da nossa educação é cuidar do nosso futuro. Por isso, nesses últimos 104 dias, temos dado toda a atenção à educação”, afirmou Pereira, na tribuna, referindo-se ao período de tempo passado desde que reassumiu o cargo, em 17 de janeiro deste ano. “Essas conquistas não são de Bruno Pereira. Não são da Câmara de Vereadores de São Lourenço. São da nossa gente.”

AVALIAÇÃO – O Exadi será aplicado em dois momentos durante o ano letivo. Tanto estudantes quanto ensino serão analisados, possibilitando que o município invista na melhoria de qualidade da educação. Além disso, a prova auxiliará na evolução dos índices educacionais em avaliações estaduais e nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe).

O secretário de Educação, Gleibson Cavalcanti, ressaltou a importância do Exadi para o sistema educacional de São Lourenço da Mata. “Com essa avaliação periódica do ensino fundamental, nós, enquanto Secretaria de Educação e gestão escolar, poderemos medir o funcionamento do processo de ensino aprendizagem de nossos estudantes”, salientou.

TRANSPORTE – Na nova lei que regulamenta o transporte escolar em São Lourenço da Mata fica determinado a criação de regras mais atuais para o oferecimento do serviço, assegurando maior proteção para os estudantes que utilizam os veículos diariamente e profissionais que trabalham no ofício.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma), Sebastião Gondim, que também esteve presente na solenidade, explicou como funciona a sanção do projeto de lei referente ao transporte escolar. “Foram emendas elaboradas para fazer com que a lei, já existente, fosse aplicada com mais seriedade e realmente atendesse às demandas do sistema de transporte de São Lourenço da Mata”, esclareceu.