Educação - Data: 14 de agosto de 2020

Página Inicial » Educação » Prefeito Bruno Pereira discute parceria com Uruguai, após reconhecimento da Rede PEA-UNESCO na educação municipal

Texto Deysiane Vidal

Após reconhecimento da Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, que fica no bairro de Tiúma, com o certificado da Rede PEA-Unesco, em 2018, o prefeito Bruno Pereira se reuniu, na última quinta-feira (13), na sede do Consulado do Uruguai, em Olinda, com o cônsul, Rodrigo Carneiro Leão, para discutir parceria. No encontro, também estavam o defensor público de Pernambuco, Manoel Jerônimo, e a coordenadora da Rede PEA-Unesco em Pernambuco, Giovanna de Melo.

De acordo com o prefeito, a reunião buscou formalizar a autorização da réplica dos 19 projetos socioeducativos para serem implantados na rede de educação de cidades do Uruguai. “Para nossa gestão é um motivo de muito orgulho e alegria, pois, além da certificação do Programa de Escolas Associadas – uma rede internacional de escolas, que trabalha pela ideia da cultura e da paz, também estamos contribuindo para o futuro da cultura, educação e paz no exterior. Juntamente com o cônsul do Uruguai, estamos avaliando cidades do país que se aproximem da realidade são-lourencense, como população e PIB para melhor aproveitamento dos projetos. Hoje, a educação são-lourencense é referência nacional e internacional”, enfatizou Bruno.

Para o cônsul do Uruguai, Rodrigo Carneiro Leão, os projetos de São Lourenço da Mata possuem credibilidade, principalmente por serem reconhecidos por uma agência especializada em educação, ciência e cultura. “Essa reunião foi apenas o ponto de partida. Estamos tratando assuntos abrangentes, para unir forças e colocar os projetos em prática, inicialmente na área da educação, porém, pretendemos ampliar para diversos seguimentos. O Uruguai possui Sede no Mercosul, sendo um País que possui várias ações direcionadas a benfeitorias sociais, culturais e educacionais. Admiramos muito a iniciativa do prefeito Bruno Pereira em desejar realizar essa ponte entre o município e as cidades do Uruguai. Um olhar raro, abrindo novas possibilidades para ambos lugares. Planejamos após a pandemia realizar avaliações físicas, juntamente a Prefeitura, diretamente no Uruguai”, pontuou o cônsul.

Ainda segundo Rodrigo, muitos encontros e estratégias serão realizadas. “A cooperação e as relações Internacionais é uma necessidade no século XXI, e preparar o município para essa realidade é algo que irá refletir positivamente para os avanços de projetos e a troca de experiências bem sucedidas. O Uruguai é o melhor exemplo na América do Sul, no tocante a essas experiências advindas das Relações e Cooperações Internacionais. Estamos esperançosos para essa nova aliança”, finalizou.