Página Inicial » Saúde » População recebe vacina no Dia D contra a Gripe

Em: Saúde - Data: 12 de maio de 2018

Por Thallyta Mafra

Fotos: Victor Patrício

Foi realizado, neste sábado (12),  o Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para marcar a data, promovida  pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de São Lourenço da Mata disponibilizou a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menos de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, doentes crônicos, mulheres com até 45 dias pós-parto, diabéticos, hipertensos e asmáticos.

A dona de casa Jaciara de Brito, moradora do Pixete, aproveitou o dia para tomar a vacina: “É uma picadinha de nada, não dói! Todo ano eu tomo, é importantíssimo!”, garante. A dona de casa tem 60 anos e faz parte de um dos grupos que são alvos prioritários desta mobilização.

“Não dói e é importantíssimo”, garante a dona de casa Jaciara de Brito

A Campanha de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 1° de junho. De acordo com a enfermeira Flávia Nunes, coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a meta é vacinar em média 2.500 munícipes neste Dia D e 20.000 são-lourencenses até o final da campanha.

“É importante tomar a vacina, pois ela protege contra três tipos de vírus da gripe: B, H1N1, H3N2. A gripe pode causar dores no corpo, febre alta, irritabilidade, vômitos, diarreia, podendo evoluir para doenças mais graves, como pneumonia e até matar, como está acontecendo com o vírus H1N1”, alerta a enfermeira.