Página Inicial » Saúde » Pacientes com transtornos mentais recebem acompanhamento psiquiátrico

Pacientes com transtornos mentais recebem acompanhamento psiquiátrico

Em: Saúde - Data: 2 de Janeiro de 2018

Para atender os pacientes com transtornos mentais do município, a Prefeitura de São Lourenço da Mata oferece atendimento psiquiátrico. O acompanhamento é feito no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Vila do Reinado, e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Muribara. Ao todo, são realizados mais de mil atendimentos por mês na Rede Municipal de Saúde.

A dona de casa, Ismaelene Gonçalves, moradora de Penedo que é acompanhada há quatro anos no CEM, afirmou que o atendimento é essencial para sua saúde, principalmente por não precisar sair do município para ter acesso as consultas psiquiátricas. “Para nós que precisamos é extremamente valioso ter essa especialidade. A consulta é muito bem feita, a médica é muito atenciosa. Durante todo esse tempo, fui muito bem atendida”, afirmou Ismaelene.

Para a médica Elaine Lima, responsável pelas consultas no CEM, o atendimento tem como intuito trabalhar a promoção da saúde mental. “As doenças psiquiatras estão cada vez mais prevalentes na sociedade contemporânea, por isso, é de grande estima que o município ofereça à população um acompanhamento psiquiátrico de qualidade. Também é essencial precaver esses tipos de transtornos, propondo aos pacientes, mudanças de hábito e realização de atividades físicas”, disse Elaine.

As consultas no CEM são realizadas todas as terças-feiras, a partir das 13h30 e os acompanhamentos podem ser marcados pela Central de Regulação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ou direto no Centro. Já o CAPS realiza atendimentos de urgência, que são feitos de segunda a sexta, no horário da manhã e também durante a tarde. Além dos atendimentos, a Rede Municipal de Saúde também oferece a entrega gratuita de medicamentos controlados aos pacientes com transtornos mentais, que podem ser retirados no CAPS ou na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que fica no CEM.