Página Inicial » Infraestrutura » Operação Inverno vai intensificar ações de manutenção urbana em São Lourenço

Operação Inverno vai intensificar ações de manutenção urbana em São Lourenço

Em: Infraestrutura - Data: 23 de abril de 2018

Da Secretaria de Comunicação

Na próxima quarta-feira, 25, será iniciada,  no bairro de Rosina Labanca, a Operação Inverno em São Lourenço da Mata. As ações, sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, visam unir esforços para evitar riscos e prejuízos à população do município em virtude das chuvas. A operação vai contar com 110 profissionais, além de máquinas e equipamentos,  trabalhando em serviços variados, que vão da limpeza de canais à manutenção da iluminação pública.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, os trabalhos serão desenvolvidos em várias frentes. Uma delas é a limpeza e desobstrução do sistema de macro e microdrenagem – canais, canaletas, galerias e sarjetas. O entupimento desses sistemas, em geral por lixo, pode ocasionar alagamentos e transtornos à população.

Ainda incluídos no pacote de serviços, serão realizados trabalhos de limpeza da vegetação ao longo das margens da principal rodovia que corta São Lourenço da Mata, a PE-05. Outras avenidas importantes da cidade também serão contempladas pela Operação Inverno.

Está programada também a revitalização e manutenção da rede de iluminação pública de todo o munícipio. Ao todo, serão realizados serviços de troca de luminárias, lâmpadas e fiação danificadas em pelo menos 3.500 desses pontos, de acordo com estimativa da Secretaria de Infraestrutura.

O terceiro eixo de ação será uma operação tapa buraco, que vai priorizar, neste momento inicial, as avenidas de maior fluxo de veículos, como a Dr. Belmino Correia e Dr. Pedro Augusto Correia de Araújo.

Serão investidos na Operação Inverno um total de R$ 2,37 milhões até final das ações. Desde 17 de janeiro, quando o prefeito Bruno Pereira reassumiu o mandato por determinação do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), a Prefeitura de São Lourenço da Mata se antecipou à chegada das chuvas e realizou várias ações de colocação de lona em encostas, reparos em muros de arrimo e retirada de árvores que colocavam a população em risco.

Depois de Rosina Labanca, a primeira localidade a receber a iniciativa, serão alvo da Operação Inverno bairros como Muribara, Capibaribe, Parque Capibaribe, Pixete, Tiúma e Nova Tiúma, além do Centro, e outras áreas de São Lourenço da Mata.