Página Inicial » Infraestrutura » Operação Inverno faz balanço de ações em todo o município

Operação Inverno faz balanço de ações em todo o município

Em: Infraestrutura - Data: 22 de junho de 2018

Por Wagner Souza

Fotos: Secom-SLM

O inverno começou oficialmente nesta quinta-feira (21) em São Lourenço da Mata e demais regiões do Brasil. Para muitos, esta estação do ano não representa apenas dias chuvosos e friorentos, mas também momentos de tensão e apreensão devido a alagamentos, deslizamentos de barreiras e outros problemas. Atenta, a Prefeitura Municipal se antecipou realizando uma série de atividades de prevenção através da Operação Inverno, que tem como objetivo reduzir os impactos causados pelos escoamentos pluviais.

Iniciada em abril, a ação percorreu os bairros do município realizando trabalhos de manutenção que asseguram a mobilidade dos munícipes e previnem danos durante a estação com maior frequência de chuvas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), os trabalhos estão sendo desenvolvidos em várias frentes. Uma delas é a limpeza e desobstrução do sistema de macro e microdrenagem – canais, canaletas, galerias e sarjetas. O entupimento desses sistemas, em geral por lixo, pode ocasionar alagamentos e transtornos à população. Além de limpezas de canais, foram construídas caixas coletoras nos bairros da Vila do Reinado e no Centro; galerias em Rosina Labanca e Muribara.

GALERIAS Seinfra realizou serviços de limpeza de canais, canaletas e demais sistemas de escoamento de águas da chuva

Com a finalidade de evitar desmoronamento de encostas, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Defesa Civil do Estado, realizou a aplicação de 1.600 m² de lonas. Até o momento, 12 bairros já foram contemplados com o serviço. A Seinfra ainda realizou um mutirão de serviços de limpeza, varrição, capinação e retirada de dejetos e detritos de diversas localidades do município.

PREVENÇÃO Limpeza de ruas, capinação e varrição vêm sendo realizadas

Entre as atividades executadas, destaca-se também a Operação Tapa-Buracos, que já atuou em 11 trechos em que há uma grande circulação de veículos. “Esta operação (Tapa-Buracos) visa proporcionar principalmente uma melhor mobilidade na cidade, pois sabemos que uma via esburacada danifica os carros e motocicletas. Com ações como essa, além de evitar acidentes, deixamos as ruas mais adequadas ao tráfego”, comenta Élida Barroso, secretária de Infraestrutura.

TAPA-BURACOS Principais vias passaram por recuperação de asfalto e calçamento

Em relação à manutenção na iluminação pública, foi realizado um total de 1.134 intervenções em postes no município, sendo efetuada a troca de 1.016 lâmpadas, 611 reatores, 404 relés fotoelétricos e 270 bases de relé fotoelétrico. Também houve serviços de manutenção ou substituição de cabeamento e chaves de comando. Ao todo, foram atendidos 23 bairros.

ILUMINAÇÃO Ao todo, 23 bairros de São Lourenço foram contemplados

Segundo o secretário-adjunto de Infraestrutura, Sérgio Machado, o maior desafio da secretaria foi encontrar, em um espaço curto de tempo, mecanismos dentro da lei que pudesse viabilizar os serviços. “O município estava precisando com extrema urgência desses trabalhos, mas recorrer a processos licitatórios requer tempo. A alternativa que encontramos foi realizar chamadas públicas, a partir das quais pudemos terceirizar os serviços durante 90 dias”, destaca Machado.

Ele ainda diz que a cidade está preparada para o inverno. “Ainda há muito o que fazer, mas o que já foi feito é suficiente para aguentar os dias chuvosos. Apesar disso, o trabalho continuará, com muito foco e empenho”, ressalta Sérgio. Por outro lado, é preciso que a população também colabore. “Orientamos a não jogar lixo nos canais e galerias, a preservar as áreas de encostas e a tomar os cuidados necessários nas áreas de risco”, acrescenta.