Página Inicial » Educação » Oficina apresenta etapas do programa Controlador Mirim

Oficina apresenta etapas do programa Controlador Mirim

Em: Educação - Data: 9 de agosto de 2018

Por Dalila Barreto

Fotos: Victor Patrício/SLM

Na última sexta-feira (03), foi realizada uma oficina interativa com os representantes das escolas que estão participando do projeto Controlador Mirim, para apresentar as etapas do programa, que traz conceitos de controle social sobre a administração pública nas escolas do Município. O público-alvo são alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, além do corpo docente e de toda comunidade escolar atrelada às instituições de ensino. O programa é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município (CGM), apoiada pelas secretarias de Educação, Comunicação e Cultura.

Na ocasião, foi apresentado o material que deve ser usado como base para instruir os pequenos controladores a executarem atividades educativas, que estimulem o desenvolvimento na escola, ambiente familiar e nas relações interpessoais. Para que os representantes interagissem, a equipe da controladoria geral do município planejou uma manhã descontraída, com dinâmicas de grupo e uma apresentação mais aprofundada do projeto.

O Controlador Geral do Município, Felipe Silva, fala que mais um passo importante foi dado: “Hoje foi um dia muito especial, o primeiro passo importante dado nesse programa, onde nós tivemos a oportunidade de apresentar as etapas a todos os coordenadores de cada escola. Onde foram apresentados os cronogramas, as características peculiares de cada prova e atividade. Apresentado também todo o material que será utilizado durante a execução do programa. Foi estabelecido também o dia 22 de agosto como data oficial da realização das atividades, onde todos deverão estar presentes com os 10 alunos que irão compor as equipes do programa Controlador Mirim, e apresentar a premiação para todos os envolvidos no projeto”, pontua.

“O programa tem para mim um significado muito especial, porque aprendemos a entender qual o objetivo, e o que podemos alcançar. Como costumo dizer, uma andorinha só não faz verão, mas quando conseguimos conquistar outras andorinhas, a gente consegue fazer um verão bem legal. Conseguir conversar com gestores, com os orientadores que vão estar levando o programa à frente, disseminando junto aos alunos as ideias do programa, é muito interessante e importante. Cada pessoa que a gente fala nos gera mais entusiasmo, trazendo novas ideias e mais gás. Acredito que até o final do programa teremos muita gente envolvida nessa teia de boas ações e iniciativas”, fala Gildo Júnior, um dos organizadores do projeto e Diretor Administrativo da Controladoria.

De acordo com Gildo, a ideia de estar junto aos representantes neste dia, só consolida ainda mais o projeto: “Poder dialogar com os professores, com os orientadores, que vão ter esse papel tão importante de estar junto aos alunos levando as ideias do programa, foi muito importante. Conseguimos ver neles o interesse, e agora, ao fim da manhã, todos muito engajados, cientes de como tudo funciona, empolgados e dispostos a fazer a coisa acontecer. Só mostra o que estamos ratificando passo a passo do programa, que a ideia é muito boa, mas executar vai ser melhor”, conclui.

Sandra Arruda, coordenadora de Ouvidoria e Transparência de São Lourenço da Mata, fala sobre a diferença que este programa pode fazer no Município: “Um projeto que começou com um grupo tão pequeno, e estamos vendo ele prosperar, ganhar adesão, ver os órgãos de controle externo querendo participar e doando material pra gente divulgar. Hoje foi fantástico, ver a interação dos coordenadores que serão os fomentadores da ideia, que vão plantar a semente na sala de aula. E com certeza isso vai ultrapassar os portões das instituições de ensino, chegar até as comunidades e trazer uma diferença muito grande de cunho social para a cidade de São Lourenço da Mata”, finaliza.