Página Inicial » Cultura » Novos horizontes para a cultura e o esporte

Novos horizontes para a cultura e o esporte

Em: Cultura - Data: 18 de abril de 2018

Texto: Cynthia Barbosa

Fotos: Victor Patrício

Com diversas apresentações culturais e grande participação popular, foi realizado nesta quarta-feira (18), no Cine Royal, localizado na Avenida Dr. Luiz Correia de Araújo, no Centro, o I Fórum Municipal de Cultura e Esportes de São Lourenço da Mata, com o objetivo de discutir políticas públicas e planejar as ações voltadas a esses segmentos.

Segundo o prefeito Bruno Pereira, o Fórum é o primeiro passo de uma série de ações voltadas ao meio cultural e esportivo de São Lourenço da Mata. “A cultura e o esporte têm um poder de transformar sonhos em realidade, além de ser atividades que geram oportunidade, renda e emprego. Por isso é fundamental que continuemos realizando ações para atender as necessidades das pessoas que se dedicam a preservar nossa cultura”, rassaltou.

BRUNO PEREIRA: O Fórum é o primeiro passo de uma série de ações voltadas ao meio cultural e esportivo de São Lourenço da Mata

O Fórum contou com palestras da presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto, do controlador-geral do município, Felipe Silva, da coordenadora de produção da Rede Globo Nordeste, Izabel Carvalho, do representante da Confederação Brasileira de Judô, Denis Lima, e da professora especializada em saúde e atividade física Verônica Mendes.

O secretário de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo, Jairo Chaves, ressaltou o trabalho intensivo na estruturação de um mapeamento dos artistas do município. “São Lourenço da Mata é um município com muita riqueza cultural, por isso estamos investindo na organização dos grupos culturais e esportivos, através das reivindicações da própria população, que sempre participa ativamente desses encontros”, destacou.

Após a finalização dos discursos e palestras, os representantes de diversos movimentos culturais, como quadrilhas, maracatus, caboclinhos e agremiações carnavalescas; e esportivos, como judô, futebol, handebol e atletismo, participaram do evento expondo suas dificuldades no desenvolvimento e disseminação das ações para os setores no município. Os agentes culturais também apresentaram ideias para melhorias e ouviram as propostas expostas pela Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo.

O produtor cultural King, representante do Batuque Ewê e da Quadrilha Junina Balão de Prata, falou sobre o entusiasmo e alegria de poder participar de um evento que valoriza os movimentos culturais do município. “Com a criação desse fórum os artistas de São Lourenço da Mata estão mais animados e confiantes nas ações que serão promovidas em benefício da cultura da cidade. Também estamos muito agradecidos pelo espaço que cederam para falarmos dos nossos problemas e nos mostrar possíveis soluções”, contou.

Atleta há 14 anos, Rildo Pereira contou sobre a importância da criação de um evento que compreende as necessidades e dificuldades de artistas e desportistas. “Foi muito bom participar de um evento criado para tirar nossas dúvidas, que ouviu os atletas e demais artistas da nossa terra. Estou muito feliz porque uma das minhas preocupações foi esclarecida, que é a volta do bolsa atleta. Agora estou muito confiante na valorização dos nossos profissionais”, falou.

Ação Criança – Durante o Fórum, o secretário de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo, Jairo Chaves, juntamente com o representante da Confederação Brasileira de Judô Denis Lima e do membro da Federação Pernambucana de Judô Anderson Rêgo apresentaram o primeiro projeto municipal direcionado ao judô. O Ação Criança irá atender, inicialmente, 50 crianças, de quatro a treze anos, incentivando a participação no esporte.