Saúde - Data: 6 de fevereiro de 2020

Página Inicial » Saúde » No Dia Nacional da Mamografia, São Lourenço da Mata apresenta seus números do exame

Exame essencial para a detecção do câncer de mama, devendo ser realizado anualmente em mulheres a partir dos 40 anos, a Mamografia foi celebra ontem (5), dia nacional do exame, em todo país. E, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como forma de incentivar mais mulheres a fazer o procedimento, resolveu apresentar o balanço de mamografias realizadas no ano de 2019.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher do município, Patrícia Souza, foram cerca de 2.300 exames de mamografia, realizados no ano passado, pela rede municipal de saúde. “Fizemos um trabalho intenso em 2019 para atender as mulheres sãolourencenses. Pela nossa Central de Regulação, realizamos em média 300 exames, que foram feitos em pacientes dos 50 aos 69 anos, no Laboratório Lucilo Maranhão. Já por meio do caminhão do mamógrafo, atendemos do período de maio a outubro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), 1.760 moradoras. E por fim, 240 mamografias nas ações do Projeto Colmeia; Outubro Rosa, no Sesc Ler e Outubro Rosa, no Hospital Petronila Campos (HPC)”, pontuou a coordenadora.

Ainda segundo Patrícia, este ano, o mamógrafo móvel iniciará os exames no mês de março, percorrendo todas as 27 UBS´s do município. “Serão 80 fichas diárias, e todos os bairros e os distritos serão atendidos. Mas, para quem não puder esperar, pode procurar uma de nossas unidades, onde o médico solicitará o exame, e nós iremos marcar pela Central de Regulação, em um dos melhores laboratórios particulares do Recife, que é o Lucilo Maranhão”, ressaltou a coordenadora.