Saúde - Data: 28 de maio de 2019

Moradoras de Chã da Tábua têm acesso à mamografia

Página Inicial » Saúde » Moradoras de Chã da Tábua têm acesso à mamografia

As moradoras do bairro de Chã da Tábua contaram hoje (28), com o Mamamóvel. O mamógrafo itinerante esteve no Posto de Saúde da localidade, onde atendeu 80 mulheres. O serviço é gratuito e, para ser atendida, a interessadas precisam levar o cartão do SUS, documento de identidade e pegar a ficha, que é distribuída por ordem de chegada.

Para a enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde de Chá da Tábua, Mariana Lima, o exame é destinado às mulheres entre 50 a 69 anos, porém, mulheres a partir dos 40 anos também podem fazer. “As mulheres passam pelo posto de triagem, onde anotamos os dados e depois as encaminhamos para a mamografia”, destacou.

De acordo com Sandra Alves, que estava aguardando a sua vez, para a realização do exame, o caminhão facilita o acesso ao diagnóstico. “Temos acesso rápido ao procedimento e isso é muito importante. Não precisamos percorrer uma grande distância. Para mim, que tenho dificuldade de locomoção é excelente”, afirmou. Já para Cosma Rufino, o serviço chega em uma boa hora, pois estava há 2 anos sem fazer o exame preventivo. “O mamamóvel chega em um excelente momento, pois precisava realizar o exame o mais rápido possível”, frisou.

Os 80 atendimentos diários são divididos, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. Para realizar o procedimento, as interessadas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, para saber quando o Mamamóvel estará na localidade. O resultado é entregue 30 dias após o exame, no posto de saúde onde marcou.