Página Inicial » Trânsito e Transporte » Monitores de trânsito começam a atuar em São Lourenço da Mata

Monitores de trânsito começam a atuar em São Lourenço da Mata

Em: Trânsito e Transporte - Data: 18 de junho de 2018

Por Wagner Souza

Fotos: Victor Patrício/Secom-SLM

Uma mobilidade urbana mais fluida e com menos gargalos e, assim, com mais qualidade de vida para a população. Desde a manhã desta segunda-feira 18, começou o trabalho dos monitores de trânsito nas principais vias de São Lourenço da Mata. Esses novos profissionais têm o papel de orientar motoristas e pedestres no intuito de evitar a retenção do trânsito, infrações e a ocorrência de acidentes.

Todos os orientadores passaram por capacitação teórica, prática e vivência de campo. Lições como legislação de trânsito, rede semafórica, técnicas de operação de trânsito e abordagem foram passadas nos treinamentos.

ORIENTAÇÃO Lei que municipaliza o trânsito será sancionada em breve

Os orientadores estão atuando no Centro do município e no bairro Parque Capibaribe, locais com maior fluxo de veículos. Eles não têm o poder de notificar infrações, responsabilidade que continuará a cargo dos agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária de Pernambuco (BPRv-PE).

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma), coronel Sebastião Gondim, a cidade está caminhando para a municipalização do trânsito. “É um passo importante para essa mudança no trânsito de São Lourenço da Mata. É importante salientar que os monitores não vão autuar, mas orientar e disciplinar”, destaca Gondim.

FUTURO – Irregularidades no transporte complementar, falta de fiscalização e desordem nas vias públicas são alguns dos problemas que afetam, há décadas, a mobilidade em São Lourenço da Mata. Este cenário, no entanto, está ainda mais perto de ficar no passado. O prefeito Bruno Pereira está prestes a sancionar a lei que tem como objetivo a municipalização do trânsito e do transporte na cidade, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal no início do mês. A prefeitura ficará responsável por realizar projetos de engenharia de trânsito, promoção da segurança de pedestres e ciclistas e criação de Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e Conselho de Trânsito, entre outros.