Página Inicial » Meio Ambiente » Meio ambiente protagoniza semana na Capital Nacional do Pau-Brasil

Meio ambiente protagoniza semana na Capital Nacional do Pau-Brasil

Em: Meio Ambiente - Data: 6 de junho de 2018

ADESMA Diretor-presidente da Adesma, Sebastião Gondim, abriu o evento

Por Wagner Souza

Fotos: Secom

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira 5, a Prefeitura de São Lourenço da Mata escolheu a data para dar início à Semana do Meio Ambiente no município. Realizadas pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma), as atividades seguem até esta sexta-feira 8.

Em uma cerimônia de abertura na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, o diretor-presidente da Adesma, Sebastião Gondim, destacou a importância do evento para os estudantes e população geral. “Trata-se de um dia bastante especial para nós. Além de comemorarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente, estamos promovendo a educação ambiental junto a estes alunos”, comenta Gondim.

O primeiro dia de evento ainda contou com a promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Rejane Strieder, ministrando uma palestra sobre a poluição sonora e seus impactos negativos. “Não é sempre que esses jovens têm a oportunidade de aprender sobre o que é ou não permitido pelas leis. Eles precisam saber quando podem denunciar irregularidades oriundas do uso excessivo do som”, destaca Rejane.

PARCERIA Representantes da prefeitura, do Codai, da ETE Eduardo Campos e da PM

Para o diretor de Meio Ambiente e Agricultura do município, Gerson Vicente, as atividades servem para conscientizar a população a respeito de um assunto importante para todos. “Não se trata apenas de discutir sobre o tema, mas também ressaltar a responsabilidade que cada cidadão tem para com o meio em que vive. É dever de todos preservar e defender o meio ambiente”, destaca Vicente.

CONTINUAÇÃO – A Semana do Meio Ambiente continua fomentando o discurso da preservação do meio em que vivemos. O segundo dia da programação ocorreu no Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), no Centro do município. Pela manhã, a secretária da Coleta Seletiva de Jaboatão dos Guararapes, Kelly Sales, conversou com os alunos da escola sobre a importância da coleta seletiva na cidade. Na ocasião, o público recebeu orientações e dicas sobre como deve ser feita a coleta.

Para a secretária do Trabalho e Qualificação Profissional, Vanessa Costa, é necessário conscientizar os jovens a respeito da temática. “É de extrema importância a conscientização dos estudantes sobre o trabalho de reciclagem. Inclusive, eles precisam tomar conhecimento do projeto São Lourenço Solidário, que está em andamento na cidade com o objetivo de promover o fortalecimento da Associação dos Catadores da Dignidade de São Lourenço da Mata (CAD Recicla São Lourenço)”, explica Vanessa.

SUSTENTABILIDADE Diretor de Meio Ambiente e Agricultura, Gerson Vicente

À tarde, no mesmo local, os estudantes tiveram oficinas de reciclagem de óleo de frituras, de pneus e de garrafas PET. “É uma experiência interessante aprender mais sobre a reutilização de objetos jogados no lixo. O ato de reciclar também é um ato de preservar o meio ambiente”, comenta Lucas Gilliard, estudante do 2° Ano do ensino médio do Codai-UFRPE, que participou das oficinas.

CODAI Oficinas são realizadas no horário da tarde

As atividades continuam nesta quinta-feira 7. O professor do Codai-UFRPE Francisco Neto discute sobre a agricultura familiar como alternativa para a produção rural do município. O dia também conta com oficinas de pintura sustentável.

Para finalizar, no dia 8, a Semana do Meio Ambiente, a presidente da Fundação Nacional do Pau Brasil (Funbrasil), Ana Cristina Roldão, ministra uma palestra sobre São Lourenço da Mata como capital da árvore que deu origem ao nome da nação brasileira, que ocorre no Codai-UFRPE de Tiúma. No local ainda serão plantadas cerca de 200 mudas para a criação de um bosque de pau-brasil.

Dia 07/06
Palestra: A agricultura familiar sustentável: uma alternativa para a produção rural de São Lourenço da Mata
Palestrante: Francisco Neto – Professor do Codai-UFRPE
Local: Sindicato dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar
Endereço: R. Armando Braga, 53 – Centro

Oficinas:
Pintura verde – uso (responsável) e sustentável dos pigmentos
Local: Laboratório de artes do CODAI-UFRPE (Centro)

Dia 08/06
Palestra: A cidade de São Lourenço da Mata como Capital do Pau-Brasil
Palestrante: Ana Cristina Roldão – Presidente da Funbrasil
Local: Codai-UFRPE (Tiúma)
Endereço: Rodovia PE 005, KM 25, 4000 – Tiúma

Plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Bosque Codai-Pau-Brasil com alunos do Codai, rede municipal e Sesc.
Local: Codai-UFRPE (Tiúma)