Saúde - Data: 10 de junho de 2020

Página Inicial » Saúde » Junho Lilás: no mês dedicado ao Teste do Pezinho, a Prefeitura reforça sobre a importância da realização do exame

Com objetivo de conscientizar e alertar a população para a importância da realização do Teste do Pezinho, a Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, neste mês, intensificou os serviços do exame, em prol da campanha “Junho Lilás”. O exame, que é realizado no Hospital e Maternidade Municipal Petronila Campos (HMPC), no Parque Capibaribe, é responsável por detectar diversas doenças, nos primeiros dias de vida do bebê de forma rápida.

A secretária de Saúde do município, Gislaine Calado, alertou sobre a importância dos responsáveis levarem seus filhos para realização do exame. “O Teste do Pezinho tem caráter obrigatório e é de extrema importância. Através dele, conseguimos identificar várias doenças, como: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, anemia falciforme e fibrose cística. Para o exame, que é recomendável ser feito entre o 3º ao 5º dia de vida do bebê, podendo ser feito também entre o 15º e o 30º dia, disponibilizamos profissionais qualificados, que buscam garantir a saúde de nossas crianças”, explicou a secretária.

O exame, que é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30, no HPC, deve ser agendado na Enfermaria da Maternidade, e o resultado saí em 30 dias. O que deixou a mãe da pequena Agatha Vitória, Dayane Conceição, muito satisfeita. “Minha filha fez o exame hoje (10), e eu indico para outras mães. No HPC, recebi um ótimo atendimento, desde que tive o meu bebê. Tudo muito rápido. Sabemos da importância do Teste do Pezinho, e por isso, conseguir ele de graça aqui no hospital foi maravilhoso”, disse Dayane.