Página Inicial » Educação » Gestores da Saúde e da Educação realizam integração

Em: Educação - Data: 4 de maio de 2018

Por Cynthia Barbosa

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM

Gestores da rede municipal de ensino e das unidades básicas de saúde participaram, nesta sexta-feira (4), na Uninabuco, localizada na​ Rua Almirante Tamandaré, nº 100, no Centro,​ de um encontro que apresentou a campanha contra a hanseníase e geomitíase, seguindo o cronograma de ações do​ ​Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

“Muitas de nossas crianças estão em vulnerabilidade por falta de conhecimento, por isso estamos levando o programa as escolas para que elas possam ter acesso às ações básicas de saúde, ajudando a prevenir doenças sérias, como a hanseníase”, explicou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Flávia Nunes.

O PSE contribui para a prevenção e atenção à saúde​ ​de crianças e jovens, de cinco a 14 anos, que recebem orientações de profissionais qualificados sobre as doenças e seus métodos preventivos e, posteriormente, são medicados na unidade de ensino, combatendo a vulnerabilidade e proporcionando melhoria na qualidade de vida dos estudantes.

Gestora da Escola Municipal Antônio de Castro Alves, localizada no Engenho Santa Rosa, Laudiene dos Santos falou sobre a importância da atuação do PSE nas escolas. “O programa vem para ajudar a proteger nossas crianças, pois muito estudantes – e até mesmo os pais -, não têm consciência da seriedade que é a prevenção das doenças. Com o PSE poderemos explicar a eles o quanto é fundamental que sejam medicados e acompanhados por profissionais da saúde”, ressaltou.