Página Inicial » Saúde » Escolas municipais no combate às verminoses e à hanseníase

Escolas municipais no combate às verminoses e à hanseníase

Em: Saúde - Data: 23 de maio de 2018

Por Thallyta Mafra

Foto: Victor Patrício

A 5ª edição da Campanha Nacional de Verminoses e Hanseníase em São Lourenço da Mata teve início, nesta quarta-feira (23), na Escola Municipal Senador José Ermírio de Morais, em Tiúma. A campanha faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), programa responsável pelas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde no ambiente escolar.

Durante a campanha os alunos serão medicados com albendazol para combater os vermes. Além de serem medicados, os estudantes também serão avaliados para identificação de casos de suspeitas de hanseníase. “Esse tipo de campanha nas escolas é muito importante porque, além de ficar livre das verminoses, as crianças e os adolescentes recebem orientação sobre doenças como hanseníase. Alguns deles até já ouviram falar sobre a doença, mas não têm ideia do que realmente seja”, ressalta Alcione Barbosa, agente comunitária de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Tiúma 1.

A estratégia de ir até à escola é uma recomendação do Ministério da Saúde, já que é um ambiente de aglomeração de crianças e adolescentes. “Muitos deles têm dificuldade de ir até a UBS por estarem na escola e por terem outras atividades. Então, trazer o serviço para à escola permite que alcancemos uma quantidade maior em um curto período de tempo” explica Luciana Melo, enfermeira-chefe da UBS de Tiúma 2.

A campanha vai até o dia 30 de junho, percorrendo 39 escolas municipais e alcançando mais de 8 mil alunos entre 5 e 14 anos. De acordo com Flávia Nunes, coordenadora do PSE do município, o objetivo é levar saúde até o ambiente escolar, local onde as crianças e adolescentes estão acostumados a viver e se sentem seguros de estar.