Educação - Data: 16 de janeiro de 2020

Página Inicial » Educação » Escolas da Rede Municipal passam por processo de dedetização antes da volta às aulas

Para garantir que os 13 mil alunos da Rede Municipal de Ensino possam começar o ano letivo de 2020, no dia 17 de fevereiro, de maneira muito positiva, a Prefeitura de São Lourenço da Mata realizou a dedetização das escolas de sua rede. O objetivo: garantir a segurança e saúde dos alunos com a prevenção de doenças transmitidas por vetores, como ratos e insetos, nos ambientes de ensino e aprendizagem.

A secretária de Educação da cidade, Lourença França, explicou que além da dedetização, é feito um trabalho de conscientização com os alunos durante o ano letivo, para não jogar lixo no chão, evitando assim, atrair animais como: cupins, aranhas, baratas, mosquitos e escorpião. “Todas as unidades estão recebendo esse serviço desde a última quarta-feira (15). As datas foram pensadas para quando os alunos entrarem nas salas de aulas já não exista mais vestígio nem do produto utilizado e em dos insetos”, disse a secretária.

A Rede Municipal de Ensino de São Lourenço da Mata conta, hoje, com 41 escolas e duas creches. E, uma dessas unidades de ensino que passou pelo processo de dedetização foi a Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, no bairro de Chã da Tábua. Na unidade, que conta com 15 salas de aula, banheiros, cozinha, pátio, estacionamentos, quadra, secretaria e diretoria, todos os ambientes foram dedetizados.

A gestora da unidade de ensino, Gilmara Gomes, ressaltou que o andamento do trabalho contra essas pragas urbanas é importante tanto para a segurança interna da escola como da externa e, ressaltou que o processo de conscientização dos alunos é colocado em prática também na escola. “Em 2019, conversamos muito com os alunos, é uma questão de conscientização. Sabemos que os insetos pequenos como formiga, aparecem porque os estudantes jogam lixo no chão, e podem atrair animais maiores, como escorpião. Mas, após nosso trabalho de explicar aos nossos alunos, eles diminuíram muito”, frisou a gestora.