Página Inicial » Meio Ambiente » Equipe da Prefeitura de São Lourenço da Mata conhece programa de Coleta Seletiva em Jaboatão

Em: Meio Ambiente - Data: 13 de julho de 2018

Da Secretaria de Comunicação
Foto: Secom/SLM

Representantes da Prefeitura de São Lourenço da Mata conheceram, nesta quinta-feira (12), as instalações do programa de Coleta Seletiva de resíduos sólidos de Jaboatão dos Guararapes. A comitiva contou com representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma), Secretaria de Trabalho, Secretaria de Educação e Secretaria de Administração, além da representante da cooperativa municipal de catadores.

Jaboatão passou por uma realidade muito parecida com a de São Lourenço da Mata, com o fechamento do lixão e desenvolvimento de um modelo ambientalmente sustentável. O aterro da Muribeca, em Jaboatão, encerrou suas atividades em 2009, ocasião em que se começou a implantar o atual modelo.

Coordenadora do Programa de Coleta Seletiva do Jaboatão dos Guararapes, Kelly Salles destacou que uma das prioridades do programa é a inclusão e a visibilidade do trabalho dos catadores. “Por meio do Programa Coleta Seletiva, damos aos catadores condições para que eles possam melhorar a sua qualidade de vida e de sua família”, afirmou.

Para o diretor de Meio Ambiente da Adesma, o engenheiro florestal Gerson Vicente, a visita foi bastante enriquecedora. “Aprendemos muito com a experiência e vimos, na prática, que é possível implantar ações ambientalmente sustentáveis. Em São Lourenço, além dos resíduos sólidos, ainda temos a possibilidade de reaproveitar o material orgânicos na agricultura familiar”, destacou.

Coordenador do programa Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Maurivan Tenório destacou a importância do programa de Coleta Seletiva para a geração e ampliação da renda da população. “Com uma melhor qualificação e organizados em cooperativas e associações, os catadores poderão ampliar sua renda e contribuir para a conscientização da população em relação à destinação correta dos resíduos”, destacou.

Segundo o secretário de Administração do município, Paulo Mendes, a administração municipal tem todo o interesse de apoiar iniciativas como esta da Coleta Seletiva. “A implantação do Programa de Coletiva em São Lourenço da Mata vem ao encontro do Programa Economia Solidária, que estamos desenvolvendo em parceria com o Ministério do Trabalho”, reforçou.