Cultura - Data: 13 de janeiro de 2020

Em São Lourenço da Mata, Pixete é reconhecido como Bairro dos Artistas

Página Inicial » Cultura » Em São Lourenço da Mata, Pixete é reconhecido como Bairro dos Artistas

Texto: Deysiane Vidal
Fotos: Victor Patrício

O bairro do Pixete, que foi reconhecido oficialmente como Bairro dos Artistas na última sexta-feira (10), pelo prefeito Bruno Pereira, representa grande parte do patrimônio cultural da cidade. Na comunidade, reside em média 500 artistas, divididos em vários grupos de destaques, como: Batuque Ewê, Escola de Samba, pintores, como Luiz Carneiro; Quadrilha Xilindró, Quadrilha Balão de Prata, Boi do Pixete, Urso Marrom Teimoso e o Tornado.

Para o prefeito Bruno Pereira, reconhecer o local como Bairro dos Artistas é reconhecer também a identidade cultural do município. “O Pixete é responsável por uma forte identidade cultural para São Lourenço da Mata. Lá, podemos encontrar uma diversidade envolvendo artes, crenças religiosas, hábitos e costumes, diversidade única de nossa cidade”, disse Bruno.

Uma das manifestações culturais da localidade é a percussão afro, Batuque Ewê, que tem por objetivo reunir moradores da comunidade e região, para ofertar uma tarde de contato com a música percussiva, trazendo aulas de instrumento à população e diversão através das rodas formadas de Maracatu, Coco, Ciranda e Afoxé.

O fundador do grupo de percussão afro Batuque Ewê, King Word, ressaltou sua satisfação com o reconhecimento do Bairro dos Artistas. “Minha alegria é imensa! Como produtor de cultura há mais de 20 anos e morador, sei como foi difícil fazer a lei nº 2.179/2007, que reconhece o Pixete como Bairro dos Artistas. Ver hoje uma placa na entrada da minha comunidade indicando que aqui é o Bairro dos Artistas é um orgulho, e ainda mais com a colocação do monumento na Praça da Televisão, como um símbolo dos artistas”, frisou o fundador.