Assistência Social - Data: 29 de outubro de 2019

Página Inicial » Assistência Social » Em São Lourenço da Mata 12 mil moradores são atendidos pelo Programa Bolsa Família

O município de São Lourenço da Mata beneficia cerca de 12 mil moradores em situação de extrema pobreza e pobreza, que são beneficiados pelo Bolsa Família, programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza.  Para acessar o programa, estas famílias são identificadas pelo Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família da cidade, Andreza Miranda, os interessados podem procurar quatro locais para realizar o cadastro. “O CadÚnico no nosso município é descentralizado. A população pode escolher o Centro Social Urbano (CSU), CRAS Centro, CRAS Tiúma e CRAS Matriz da Luz”, destacou a coordenadora.

O município de São Lourenço da Mata tem cerca de 22 mil famílias inseridas no CadÚnico, que é a base de dados onde estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda, que são as pessoas que possuem renda mensal de até meio salário mínimo per capita (por pessoa).

Ainda segundo Andreza Miranda, para se cadastrar é necessário ter no mínimo 16 anos e possuir CPF ou Título de Eleitor. “Além da idade mínima de 16 anos, para qualificar o cadastro o usuário precisa também levar outros documentos dele e de todos que moram na mesma casa como: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, certidão de nascimento e comprovante de residência”, frisou Andreza.

Em 2018, foram atendidas cerca de 13 mil famílias pelo Bolsa Família no município. Até setembro deste ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, foram realizados mais de 17 mil atendimentos. O valor do benefício é variável, pois depende do tipo de benefício que a família se enquadra. Mas, para ter direito ao benefício, é preciso atender condicionalidades na educação e na saúde, como matricular e garantir a frequência mínima de 85% nas aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e 75% para jovens de 16 e 17 anos. Na saúde, cumprir o cronograma de vacinação das crianças menores de 7 anos e acompanhar o desenvolvimento (peso e altura). Para as mulheres é necessário fazer o acompanhamento pré-natal.

Confira abaixo os tipos e valores dos benefícios que são pagos pelo Programa Bolsa Família :

Benefício Básico

Concedido às famílias em situação de extrema pobreza (com renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa). O auxílio é de R$ 89,00 mensais.

Benefício Variável

Destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham em sua composição gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. O valor de cada benefício é de R$ 41,00 e cada família pode acumular até 5 benefícios por mês, chegando a R$ 205,00.

Benefício Variável de 0 a 15 anos

Destinado às famílias que tenham em sua composição, crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade. O valor do benefício é de R$ 41,00.

Benefício Variável à Gestante

Destinado às famílias que tenham em sua composição gestante. Podem ser pagas até nove parcelas consecutivas a contar da data do início do pagamento do benefício, desde que a gestação tenha sido identificada até o nono mês. O valor do benefício é de R$ 41,00.

Benefício Variável Nutriz

Destinado às famílias que tenham em sua composição crianças com idade entre 0 e 6 meses. Podem ser pagas até seis parcelas mensais consecutivas a contar da data do início do pagamento do benefício, desde que a criança tenha sido identificada no Cadastro Único até o sexto mês de vida. O valor do benefício é de R$ 41,00

Benefício Variável Jovem

Destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composição adolescentes entre 16 e 17 anos. O valor do benefício é de R$ 48,00 por mês e cada família pode acumular até dois benefícios, ou seja, R$ 96,00.

Benefício para Superação da Extrema Pobreza

Destinado às famílias em situação de extrema pobreza. Cada família pode receber um benefício por mês. O valor do benefício varia em razão do cálculo realizado a partir da renda por pessoa da família e do benefício já recebido no Programa Bolsa Família.