São Lourenço da Mata - Prefeitura Municipal
Página Inicial » Saúde » Educação promove I Seminário Municipal Sobre Autismo

Educação promove I Seminário Municipal Sobre Autismo

Em: Saúde - Data: 14 de novembro de 2018

Por Cynthia Barbosa

Foto: Victor Patrício/SECOM

A Secretaria de Educação promoveu nesta quarta-feira (14), o I Seminário Municipal Sobre Autismo com o tema “Um olhar sobre a criança autista: sua família e escola”, no Cine Royal. Professores da educação inclusiva, auxiliares e coordenadores das escolas da rede municipal participaram do evento que abordou diversos assuntos, como a importância do diagnóstico precoce dos estudantes autistas e esclareceu diversas dúvidas sobre o Autismo.

Cerca de 250 pessoas estiveram presentes no seminário, que contou com apresentações culturais e palestras ministradas por especialistas no assunto. Além disso, houve sorteios de materiais para serem utilizados nas salas de aulas e de mini-cursos, finalizando o seminário com questionamentos dos participantes que foram esclarecidos pelos palestrantes.

“Idealizamos este seminário para qualificar nossos educadores pois temos uma grande incidência de estudantes autistas no município e precisamos estar aptos para recebê-los nas escolas. Nos preocupamos com a educação inclusiva e estamos trabalhando para que essas crianças e jovens possam ter a melhor assistência com nossos profissionais”, explicou a coordenadora da Educação Inclusiva do município e especialista em Neuropsicologia, Marciana Falcão.

O seminário contou com a participação de Patrícia Cristina, mestranda em psicologia clínica e saúde, que palestrou sobre o Plano de Desenvolvimento Individual, onde discutiu sobre como é feita a avaliação individuais dos estudantes e as possibilidades a serem exploradas; Rucenita Leite, mestra em Educação, psicóloga e psicopedagoga; que apresentou o tema Adequações Curriculares da proposta pedagógica para um estudante autista, onde dissertou sobre ferramentas indispensáveis para a inclusão e exemplos de adaptações realizadas nas salas de aula; e de Marciana Falcão, coordenadora da Educação Inclusiva do município e especialista em Neuropsicologia, que abordou a Importância da Diagnóstico Precoce: a família e a escola, ressaltando meios de tratamento e intervenção.

“É sempre enriquecedor participar de palestras como essa, que somam ainda mais nossos conhecimentos e nos preparam para atender as necessidades das crianças nas salas de aula. Esse cuidado e atenção com os estudantes é fundamental para que possamos auxiliar ainda mais no seu desenvolvimento escolar”, contou a professora da Escola Municipal Maria José de Souza, Veridiana do Carmo, que esteve presente e pode esclarecer alguns questionamentos.

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Connecting...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou