Página Inicial » Cultura » Documentário sobre Frei Damião começa a ser filmado em São Lourenço da Mata

Documentário sobre Frei Damião começa a ser filmado em São Lourenço da Mata

Em: Cultura - Data: 11 de abril de 2018

Da Secretaria de Comunicação

Uma pequena casa, típica das milhares que existem na zona rural nordestina, é o ponto de partida para a transposição às telas da história de um dos mais importantes religiosos que o Brasil já conheceu. A partir de hoje, têm início as filmagens do documentário Frei Damião – O Santo do Nordeste. O começo da produção em campo se dá no povoado de Barro, em São Lourenço da Mata.

A equipe do longa metragem produzido pelo Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadehzda Bezerra e direção de Deby Brennand, vai passar três dias filmando em São Lourenço da Mata, entre 12 e 16 deste mês. O filme será rodado até maio de 2018 em três Estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) e também em Bozzano, terra natal do beato na Itália, com previsão de conclusão até o fim de 2018. Além de entrevistas e imagens inéditas de arquivo,  Frei Damião – O Santo do Nordeste apresentará dramatizações de eventos marcantes na vida do religioso.

O roteiro do filme partiu das pesquisas realizadas pelo atual secretário de Cultura, Turismo, Juventude e Esportes de São Lourenço da Mata, Jairo Chaves, para a sua dissertação de mestrado. “Frei Damião não é só um religioso; ele é um ícone da cultura nordestina. Um peregrino que desbravou os sertões levando esperança a milhares de pessoas”, explica Chaves.

Frei Damião nasceu na Itália, em 5 de novembro de 1898, na cidade de Bozzano, e faleceu no Recife, em 31 de maio de 1997. Ele chegou ao Brasil na década de 1930 e se tornou um mito popular ao cruzar o Nordeste nas Santas Missões.