Página Inicial » Saúde » Dia da Higienização das Mãos é tema de palestras no Petronila Campos

Dia da Higienização das Mãos é tema de palestras no Petronila Campos

Em: Saúde - Data: 10 de Maio de 2018

Por Thallyta Mafra

Nas últimas terça-feira (8) e quarta-feira (9), o Hospital e Maternidade Petronila Campos (HMPC) promoveu palestras para os funcionários em alusão ao dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado no fim de semana ( 5 de maio). A iniciativa se deu através de uma parceria entre a Coordenação de Enfermagem e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMPC, sob a orientação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

As palestras tiveram como objetivo orientar os funcionários da unidade sobre a necessidade da lavagem correta das mãos, conscientizando-os sobre a importância desse ato para evitar a transmissão de bactérias causadoras de infecção hospitalar e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos pacientes. “O principal veículo de contaminação são as mãos. Então, se tocamos num paciente e depois vamos tocar em outro, precisamos lavá-las adequadamente para que não haja risco de contaminação cruzada”, destaca Ana Verônica Barbosa, enfermeira e coordenadora do CCIH.

De forma lúdica, interativa e com direito até a paródia, os profissionais foram orientados sobre os passos essenciais para a lavagem adequada das mãos e, em seguida, foram levados a colocar em prática o que aprenderam. “Fizemos eles sujarem as mãos com tinta e, caso eles voltassem ainda com alguma mancha, era sinal de que não fizeram a lavagem corretamente”, explica Ana Verônica.

As boas práticas de higiene das mãos se estendem a todos, já que a exposição a bactérias acontece diariamente. “O certo é a lavagem com água e sabão e depois passar o álcool em gel. Mas, às vezes, estamos na rua e não temos onde lavar as mãos, então é bom ter sempre um frasquinho de álcool em gel por perto. Assim, você evita contaminação para você e para os outros também”, orienta Ana Verônica.