Procon - Data: 6 de maio de 2020

Página Inicial » Procon » Coronavírus: após descumprimento das medidas preventivas, Procon São Lourenço da Mata multa Caixa Econômica Federal em R$ 50 mil

O Procon São Lourenço da Mata multou em R$ 50 mil a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) do município por descumprimento das medidas preventivas contra o novo coronavírus (Covid-19). A multa foi aplicada em decorrência da ausência de métodos resolutivos em relação às aglomerações e distanciamento social mínimo exigido nas filas da agência para atendimento. A CEF, que já havia sido notificada, foi multada no último dia 28 de abril.

De acordo com a superintendente do Procon São Lourenço da Mata, Vanessa Costa, o órgão vem acompanhando o trabalho das agências bancárias e casas lotéricas, orientado e notificando as instituições para evitar novos casos de contágio entre os moradores. “Diariamente nossa equipe, juntamente com outros órgãos da Prefeitura, está sempre dando todo o aparato para as instituições cumprirem as medidas dos decretos, estaduais e municipais, porém, mesmo a CEF sabendo que a responsabilidade da organização das filas, tanto externas como internas, é da própria instituição, não estava cumprindo os decretos, colocando em risco os moradores, por isso, após serem notificadas e persistirem sem tomar qualquer medida, tivemos que multar”, explicou a superintendente.

Ainda segundo Vanessa, a Caixa ainda terá direito de defesa. “É imprescindível que todos, inclusive os comércios evitem a aglomeração de pessoas nas ruas, e sigam as instruções da Organização Mundial da Saúde (OMS), evitando a necessidade da ação do Procon. Nosso órgão não visa prejudicar o fornecedor e, sim, manter uma relação saudável, porém nesse momento, o que mais pedimos é que todos tenham respeito à vida dos consumidores e clientes”, finalizou.