Por Wagner Souza
Buscando novas alternativas de apoio técnico para os produtores rurais do município, a Prefeitura de São Lourenço da Mata negocia a assinatura de um convênio com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai).
Após uma visita de secretários da Prefeitura Municipal à zona rural do município, no início deste mês, foram identificadas as principais necessidades dos trabalhadores agrícolas da região. “A atividade agropecuária tem papel fundamental na economia do município. O nosso foco é fortalecer a agricultura familiar a partir do apoio técnico e da melhoria da infraestrutura”, ressalta Bruno Pereira, prefeito de São Lourenço da Mata. Outras medidas estão sendo analisadas para melhorar a produção local, como a aquisição de novas máquinas agrícolas e melhorias nas estradas da região.
Para o vice-diretor do Codai, Michel Barbosa, a parceria não será boa apenas para os produtores rurais, mas também para os estudantes do colégio. “Trata-se de uma contribuição de via dupla, em que os agricultores irão ganhar assistência técnica, enquanto os estudante ganham uma possibilidade de estágio”, destaca Michel.
Atualmente, a agropecuária são-lourencense tem na cana-de-açúcar sua atividade principal, que ocupa 3.000 hectares do município e responde pela produção de 165 mil toneladas do produto. O fortalecimento de outras culturas, como o abacaxi e a pecuária, está no foco da Prefeitura de São Lourenço da Mata.
Foto: Divulgação