São Lourenço da Mata - Prefeitura Municipal
Página Inicial » Governo » Controladoria apresenta Programa Controlador Mirim à Sefaz

Controladoria apresenta Programa Controlador Mirim à Sefaz

Em: Governo - Data: 23 de julho de 2018

Por Wagner Souza

Foto: CGM/SLM

A Prefeitura de São Lourenço da Mata está colocando em prática um projeto pioneiro no Brasil: o Controlador Mirim, iniciativa promovida pela Controladoria Geral do Município (CGM), com os apoios das secretarias de Educação, Comunicação e Cultura. O objetivo é difundir os conceitos de controle social sobre a administração pública nas escolas do Município. O público-alvo são alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, além do corpo docente e de toda comunidade escolar atrelada às instituições de ensino.

Na última sexta-feira (20), a coordenadora de Ouvidoria e Transparência de São Lourenço da Mata, Sandra Arruda, visitou a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) para apresentar o programa e obteve um importante apoio para o programa. “O encontro foi bastante satisfatório, pois trouxe o apoio deste importante órgão ao programa”, relata Sandra.

O Programa busca conscientizar a comunidade escolar a partir da disseminação de conceitos sobre educação fiscal, cidadania ativa e accountability. “O programa (Controlador Mirim) vai muito além de uma atividade escolar ou uma proposição de gestão, nasce como um importante instrumento na formação de são-lourencenses conscientes de seu papel de cidadão e de sua responsabilidade enquanto agentes transformadores da sociedade”, ressalta Felipe Silva.

Após contemplarem as informações sobre o programa, a Sefaz-PE orientou que o município aderisse ao Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), para tornar-se parte desta cadeia nacional de disseminadores de conhecimento e agentes que buscam uma sociedade melhor e mais justa, com menos desigualdade social.

Envolvida neste sentimento de ética, moral e compliance, a Prefeitura de São Lourenço da Mata nos últimos meses aderiu a importantes programas como e-OUV, e-SIC, Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, Programa Brasil Transparente, instituiu a primeira lei municipal anticorrupção no estado de Pernambuco, entre outras ações.

“Infelizmente, dentro de um contexto nacional, é fato que a sociedade de forma generalizada ainda não se encontra preparada para desenvolver as ações sociais e este é um dos objetivos do Programa Controlador Mirim: dar os subsídios necessários para empoderar a sociedade e convidá-los a participar da gestão pública”, comenta Sandra Arruda, que está à frente do Controlador Mirim. “Estamos dando passos muito importantes quando entendemos a importância dos tributos para a sociedade, além de fiscalizar e monitorar a aplicação dos mesmos”, completa.

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Connecting...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou