Página Inicial » Mulher » Conselheiros Tutelares recebem capacitação no combate à violência doméstica

Conselheiros Tutelares recebem capacitação no combate à violência doméstica

Em: Mulher - Data: 4 de dezembro de 2017

Nesta segunda-feira (4), foi realizado, na unidade do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de São Lourenço da Mata, o I Encontro do Núcleo de Assistência a Mulher (NAM/MPPE). O evento, que reuniu cerca de 30 conselheiros dos municípios de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Carpina e Paudalho, instruiu os conselheiros a identificarem, intervirem e auxiliarem as famílias que sofrem violência doméstica e as mulheres vítimas de violência.

No encontro, as palestras foram proferidas pela promotora de Justiça do Estado e coordenadora do Núcleo de Apoio a Mulher (NAM), Maria de Fátima, pela diretora de Enfrentamento a Violência Contra Mulher, Bianca Rocha e também pelo Comissário Especial de Polícia, Eduardo Braga.

Para secretária da Mulher, Íris Moura, o conselheiro é um mediador, e é essencial ter profissionais capacitados para lidar com situações adversas. “O Conselho Tutelar precisa participar incisivamente dessa luta. Os agentes devem identificar agressões e buscar auxiliar as vítimas a procurarem os órgãos necessários para resolverem os casos”, afirmou Íris.

De acordo com a conselheira Adriana Maria, na maioria das vezes, as crianças que sofrem violência doméstica, também tem a genitora passando pelos mesmos problemas dentro de casa. “Essa capacitação é fundamental para contemplar as demandas que atendemos no dia a dia. É essencial o conselheiro saber os direcionamentos para auxiliar a família”, pontuou Adriana.