Página Inicial » Infraestrutura » Começa seleção de futuros moradores dos residenciais Dona Lindu I e II

Começa seleção de futuros moradores dos residenciais Dona Lindu I e II

Em: Infraestrutura Saúde - Data: 17 de abril de 2018

Por Wagner Souza

A Prefeitura de São Lourenço da Mata está em processo de conclusão da fase preliminar do Projeto de Trabalho Social (PTS) dos residenciais Dona Lindu I e II, que consiste na seleção dos futuros moradores. Financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, as unidades serão destinadas para aqueles que possuem renda familiar de até R$ 1.800 (faixa 1) e que residem no município há mais de seis anos.

A Secretaria de Assistência Social (Seas) é o órgão que está à frente do processo seletivo dos candidatos. De acordo com a coordenadora técnica da Seas, Iluska Bastos, trata-se uma grande vitória para o município, que enfrentou problemas administrativos para executar o projeto durante a gestão interina – entre 26 de setembro de 2017 e 16 de janeiro de 2018, quando a cidade foi administrada pelo vice-prefeito Gabriel Neto. “Foi por muito pouco que não perdemos essa conquista. A Caixa (Econômica Federal) e o Ministério das Cidades quase repassaram o projeto para o governo do Estado, mas, com muito esforço e dedicação conseguimos a aprovação”, destaca Iluska Bastos. “A equipe da Seas foi muito competente no gerenciamento desta questão. Está de parabéns”, elogiou o prefeito Bruno Pereira.

Após serem contemplados, os moradores vão participar de atividades realizadas dentro do PTS, como reuniões informativas sobre o programa, entrega das chaves, sorteio das habitações e vistorias nos apartamentos. Dez visitas aos habitacionais já estão agendadas, com 30 famílias por vez. “É uma ação muito simbólica, que aproxima o morador da sua futura residência”, comenta Iluska Bastos.

A última fase do PTS será o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), no qual os futuros condôminos vão participar de palestras e oficinas temáticas, cursos profissionalizantes, reuniões e assembleias. “Vamos ensinar e orientar as famílias sobre os modos de viver em condomínio, porque a maioria nunca morou em apartamento e não sabe como funcionam as políticas de convivência condominial”, explica Kely Morgana, secretária de Assistência Social.

RESIDENCIAIS – Localizados na Estrada de Munguba, em São Lourenço da Mata, os habitacionais Dona Lindu I e II contam com 576 apartamentos, sendo 288 unidades de 47,21 m² em cada residencial. Os empreendimentos ainda oferecem estacionamento e área de lazer completa, com salões de festas, quadras, academias ao ar livre e playgrounds. A construtora Gráfico Empreendimentos é a responsável pelas obras, que têm previsão para serem entregues em setembro deste ano.

Foto: Victor Patrício/Secom-SLM