São Lourenço da Mata - Prefeitura Municipal
Página Inicial » Saúde » Centro de Especialidades Médicas realiza palestra sobre DST/AIDS

Centro de Especialidades Médicas realiza palestra sobre DST/AIDS

Em: Saúde - Data: 5 de dezembro de 2017

Conscientizar e prevenir. Esses foram os meios utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde para realizar a palestra sobre DST/AIDS, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que fica na Vila do Reinado. Durante a apresentação, feita pela psicóloga do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), Rozelita Marques, também foram distribuídos preservativos aos pacientes que aguardavam atendimento.

Para a coordenadora do CTA e do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), Deborah Campos, a ação faz parte da programação preventiva da campanha “Dezembro Vermelho”. “O mês será marcado por eventos voltados no combate à doença. Ampliaremos o número de testes rápidos, além de atividades externas em locais estratégicos, com distribuição de informativos e preservativos, rodas de conversa, palestras e debates”, pontuou a coordenadora. Que ainda ressaltou. “Além da conscientização e do incentivo a realização do teste rápido, que é gratuito, feito para um diagnóstico oportuno da infecção causada pelo vírus, é importante que as pessoas saibam que disponibilizamos no município um SAE, também gratuito, de acompanhamento as pessoas que vivem com o HIV e a AIDS”, disse Deborah.

Ainda na manhã desta terça, foi oferecido aconselhamento psicológico individual sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como explica a psicóloga Rozelita Marques. “Procuramos conversar com os pacientes para poder ajudá-los na aceitação e adesão ao tratamento. Bem como, no apoio dos familiares para prestar o acompanhamento necessário das pessoas com HIV. Também procuramos conscientizar e orientar que a prevenção ainda é a melhor opção para todas as IST’s, e o uso da camisinha em todas as relações é indispensável”, disse Rozelita.

As pessoas que desejarem realizar o teste rápido, tanto para HIV/AIDS, como para sífilis e hepatite, podem procurar o CTA, que funciona dentro do CEM, na Vila do Reinado, com atendimento nas segundas e quartas-feiras, das 7h ao 12h.