Página Inicial » Saúde » CAPS realiza exposição de artes plásticas

CAPS realiza exposição de artes plásticas

Em: Saúde - Data: 3 de agosto de 2018

Por Cynthia Barbosa

Fotos: Victor Patrício/Secom-SLM

A fim de explorar os sentidos, estimular a demonstração de sentimentos através da arte e incentivar a inclusão social dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado em Muribara, a Prefeitura de São Lourenço da Mata promoveu, na última quarta-feira (1) o I ExpoCAPS, uma exposição de telas produzidas pelos próprios usuários.

Divididos em cinco grupos, os usuários abordaram diferentes temas para produzirem seus quadros, como cidadania e saúde, utilizando diversos materiais, como tintas, papéis coloridos, grãos e pedras. Durante um mês eles trabalharam na confecção das artes, com o auxílio dos profissionais de saúde, e através das pinturas, expressaram emoções, sentimentos e a realidade em que convivem.

USUÁRIOS do CAPS produziram telas e pinturas que integraram a exposição

“A ideia é apresentar aos familiares, e aos próprios usuários, o trabalho que é construído diariamente através dos nossos profissionais, promovendo o empoderamento e melhorando a autoestima. Mostrar que eles são capazes de produzir arte e de não viver apenas no ciclo de doença mental”, ressaltou Ivana Suzane, coordenadora de Saúde Mental do município.

O CAPS atende cerca de 320 pessoas adultas com transtornos de ordem mental, oferecendo assistência médica nas especialidades terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, psicopedagogia e psiquiatria. Além desta atividade, a equipe promove diversas ações, como a celebração das festividades de carnaval e São João, fortalecendo a interação entre os usuários e a comunidade local.

“Eu entrei na unidade em péssimo estado, já tinha passado por outros locais, mas aqui eu melhorei bastante por causa do ótimo atendimento que é oferecido. Eu recebo muito suporte de todos para que eu me sinta um cidadão de verdade, podendo conviver em sociedade. E nessa atividade eu desenhei a mim mesmo e um cachorro, mostrando a ressocialização”, explicou Roberlan Cristian, usuário há seis anos do CAPS.