São Lourenço da Mata - Prefeitura Municipal
Página Inicial » Saúde » Agentes Comunitários trabalham nos bairros levando promoção e prevenção da saúde

Agentes Comunitários trabalham nos bairros levando promoção e prevenção da saúde

Em: Saúde - Data: 26 de dezembro de 2017

Prevenir, proteger e orientar famílias em suas residências sobre os cuidados com à saúde. Esta é a missão dos 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em São Lourenço da Mata. Os profissionais, que trabalham acompanhando as pessoas e grupos em seus domicílios, os encaminhando aos serviços de saúde, também promovem o mapeamento e o cadastramento de informações sociais.

Para a dona de casa, Solange Oliveira, que reside na Vila do Reinado, os agentes ajudam a fortalecer o elo entre os moradores e os serviços de saúde. “Eles estão sempre presentes no nosso dia a dia. Participam da vida da comunidade, com questões relativas à melhoria de vida da população, com acompanhamento do cartão de vacina das crianças, medicamentos dos idosos e questões sanitárias aqui do bairro. Muitos já se tornaram nossos amigos. Eles nos ajudam muito”, disse a moradora.

De acordo com a diretora em Saúde, Wyllyanne Andrade, o trabalho dos agentes é importante, não só pelo acompanhamento da saúde da população, como pelo monitoramento das questões sociais. “Eles fazem entrevistas com as famílias, e individualmente, com isso, nos ajudam a construir estudos por área, como o epidemiológico. As equipes abrangem o setor de cada Unidade Básica de Saúde, e nessas áreas, eles colocam em prática o plano municipal de ação de saúde, que desenvolvemos para levar mais qualidade de vida aos moradores”, explicou a diretora.