Meio Ambiente - Data: 12 de abril de 2019

Adesma promove palestra para gestores escolares sobre coleta seletiva de óleo

Página Inicial » Meio Ambiente » Adesma promove palestra para gestores escolares sobre coleta seletiva de óleo

A Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma), promoveu nesta sexta-feira (12), na Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, que fica no bairro de Chã da Tábua, uma palestra com os gestores de unidades escolares sobre a coleta seletiva de óleo de frituras. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Compesa, IMIP e ASA Indústria e Comércio. No encontro, também foi realizada a assinatura do termo de adesão a coleta seletiva nas escolas, além da entrega dos primeiros coletores no Colégio Apolônio Sales.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente e Agricultura da Adesma, Gerson Vicente, o projeto, que é denominado “Mundo Limpo, Vida Melhor”, completa 10 anos. “Estamos iniciando o projeto em nosso município, e essa palestra serviu para apresentá-lo aos diretores das escolas. Ele consiste em instalar coletores de óleo de cozinha nas escolas municipais, para que os próprios alunos possam trazer de suas residências o material, que geralmente é jogado de maneira irregular no meio ambiente, causando danos desde as tubulações da residência, até os rios e oceanos. Com o material, iremos fabricar sabão e contribuir também com o IMIP”, explicou o diretor.

Já para a gestora da Escola Ministro Apolônio Sales, Gilmara Gomes, que participou do encontro, a palestra muito enriquecedora. “Hoje, percebemos que o óleo que a gente coleta também se transforma em ação social. Por meio da coleta seletiva do óleo, podemos contribuir com o meio ambiente e com o IMIP. Nossos alunos serão multiplicadores desse conhecimento, além das mães, que receberão treinamento em oficinas, que o projeto desenvolverá nas escolas, para fabricar sabão, isso possibilitará um ganho econômico, social e ambiental”, afirmou a gestora.