Página Inicial » Educação » Abertura do Programa Controlador Mirim é sucesso em São Lourenço da Mata

Abertura do Programa Controlador Mirim é sucesso em São Lourenço da Mata

Em: Educação - Data: 22 de agosto de 2018

Por Dalila Barreto

Fotos: Victor Patrício/SECOM

Nesta quarta-feira (22), foi realizada, no Cine Royal, a abertura do programa Controlador Mirim, com a presença dos representantes das escolas que estão participando do projeto, os estudantes, convidados que fazem parte do controle do estado, servidores e moradores do município de São Lourenço da Mata. O programa traz conceitos de controle social sobre a administração pública nas escolas do município, e estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, além do corpo docente e de toda comunidade escolar atrelada às instituições de ensino, são o público-alvo da realização deste evento, que é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município (CGM), apoiada pelas secretarias de Educação, Comunicação e Cultura.

De acordo com o Controlador do Município e idealizador do Programa, Felipe Silva, a data de hoje marcou o início de uma jornada de controle social, feita pelos estudantes.“Pudemos apresentar o Programa e mostrar um de seus principais objetivos, o de fomento ao controle social em busca de uma gestão pública mais eficiente. Com apoio dos parceiros já temos visto resultados e mudança na cultura de tarefas desenvolvidas com os estudantes. Buscamos ter um parecer de controle social, onde os alunos vão verificar possíveis mudanças no ambiente escolar que podem ser transformados e nos mostrar o antes e depois”, conclui.

Para realizar a abertura oficial, foi convidado o palhaço chocolate, que animou a garotada e todos os que estavam presentes na ocasião, com músicas, conselhos de cidadania e muita brincadeira. Em seguida, deu-se início a palestra ministrada por Fernanda Lúcia Pereira, Instrutora do Programa Tcendo Cidadania, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que falou da história do Programa e apresentou os objetivos de exercer a cidadania. Da Controladoria Geral do Estado, pudemos contar com a presença e palestra de Luciana Silva, Coordenadora das ações de fomento ao controle social, com o tema: Cidadania e combate à corrupção, trazendo uma reflexão sobre pequenas atitudes no dia a dia de uma sociedade, que podem fazer a diferença, ajudando a mudar o mundo. Os pequenos controladores se emocionaram com a apresentação de um vídeo em que exibia a história de uma criança tentando entender por que existe corrupção e mostrando com suas ações que conseguiu mudar a realidade de sua família.

Os presentes, puderam ainda aprender com a palestra ministrada por Ana Cláudia Leimig, Auditora da Secretaria da Fazenda e coordenadora do Programa Educação Fiscal em Pernambuco, falando sobre os 20 anos do projeto no estado e mostrando como não exigir a nota fiscal pode prejudicar o nosso país. A coordenadora usou diversas frases de pensadores ao final da palestra, para frisar o quanto a honestidade é necessária no convívio em sociedade, dentre elas, é necessário citar a de Leandro Karnal: Não existe país no mundo em que o governo seja corrupto e a população honesta e vice-versa. Ela diz que é dever de todos ser fiscais da lei. Ao final do evento, os alunos participaram de um sorteio realizado pela escola de inglês Easy e pela Uninabuco.