Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata-PE A capital do Pau-Brasil.

A Prefeitura

São Lourenço da Mata - A Capital do Pau-Brasil

Apresentação

A Prefeitura

O município de São Lourenço da Mata está localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), limitando-se com as cidades de Paudalho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Recife, Camaragibe, Vitória de Santo Antão e Chã de Alegria. Localizada a 18 km do Recife, a extensão territorial da cidade compreende uma área de 264 km² e abriga aproximadamente 111.197 habitantes, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, sendo destes 92% residentes na zona urbana, e 8% na zona rural. As principais vias de acesso da cidade são as rodovias pavimentadas BR-408 – que está sendo duplicada por iniciativa do Governo do Estado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) -, e a PE- 05. O clima da cidade é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. O período chuvoso começa no outono/inverno tendo início em maio e término em agosto. A precipitação média anual é de 1300,9 mm. A vegetação é predominantemente do tipo floresta subperenifólia, com partes de floresta hipoxerófila. A economia formal do município se compõe basicamente dos setores de comércio, serviços de pequenas e médias empresas, e da administração pública.

Rua do Rosário

A Prefeitura

De acordo com os relatos históricos, a rua recebe esse nome porque há alguns anos atrás abrigava uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, que foi demolida em 1927. Além da relação com a antiga Igreja, os moradores costumam dizer que o formato da rua lembra um rosário. Atualmente a rua é uma das mais tradicionais da cidade e costuma ser o ponto de encontro da juventude nos finais de semana.

 

Mercado Público

A Prefeitura

Inaugurado em 1906, o mercado público preserva traços arquitetônicos originais, e abriga comerciantes de diversos ramos. Lá encontra-se de tudo, das tradicionais ervas para chás e cereais, até artigos para festas e opções para presentes.

 

Praça Governador Carlos Wilson

A Prefeitura

Também conhecida com a “Praça do Canhão”, a Praça Governador Carlos Wilson foi inaugurada em julho de 2009. A obra recuperou um espaço antes tomado pelo comércio irregular de barracas e restaurou um antigo retorno, que era uma reivindicação de grande parte da população. O local aguarda ainda a chegada de um busto de bronze em homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Carlos Wilson, falecido em 11 de abril de 2009.

 

Distritos

O município de São Lourenço da Mata é composto por dois distritos – Matriz da Luz, e Lages -, cada um deles representados por seus sub-prefeitos.

MATRIZ DA LUZ – Em 1854, a lei nº 336 cria o distrito de Nossa Senhora da Luz, anexado ao município de São Lourenço da Mata. O povoado de Matriz da Luz ou Nossa Senhora da Luz é o 2° distrito da cidade, situado a quinze quilômetros a oeste do Centro. Localizado em uma colina que serve de divisor de águas entre as bacias do Rio Capibaribe e do Rio Jaboatão, o povoado de Matriz da Luz é cercado por antigos engenhos de cana-de-açúcar e canaviais, o que dá um ar bucólico ao local e o remete aos períodos coloniais, podendo ser revista marcas dos holandeses e outros povos na arquitetura de suas construções. Seu nome deve-se a igreja principal do povoado que está sob a invocação de Nossa Senhora da Luz. A construção católica é a segunda mais antiga do Brasil e é patrimônio material de Pernambuco, tombada pela Fundarpe.

LAGES – Com cerca de 5 mil habitantes, o distrito de Lages foi fundado em 1910, completando seu centenário no próximo ano. Hoje, chama a atenção na localidade os retalhos da colonização com as ainda existentes construções da época colonial, com engenhos, casas-grandes e senzalas, fortes pontos de visitação onde se destacam o Engenho Tabocas e o Veneza, com a arquitetura ainda conservada. A maioria da população local trabalha com a agricultura e se divide nos assentamentos do Engenho Velho, Engenho Sítio, Concórdia, Guabiraba, Refresco e Barragem do Tapacurá. É destaque na cidade a Igreja de São José, datada de 1963.

A PREFEITURA

A Prefeitura

O edifício sede da Prefeitura foi construído em 1910, e está localizado na Praça Drº Araújo Sobrinho, em uma das partes mais alta da cidade, no centro de São Lourenço da Mata.

O  PREFEITO

A Prefeitura

Jovem, com 33 anos, advogado, noivo, Bruno Pereira (PTB), já havia saído como candidato a deputado estadual, em 2014, quando conseguiu 17.510 votos, sendo o mais bem votado no município. Filho do ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira, Bruno foi eleito no pleito de 2016, com 32.802 votos para governar o município de 2017 a 2020.

 

BRASÃO

A Prefeitura

Criado por Clodoaldo Gomes de Araújo, no ano de 1967, o brasão do município é composto por diversos elementos que fazem parte da própria história da cidade. O escudo é o elemento de fundo típico de diversos brasões e remete a uma arma de defesa de guerra, elemento bastante utilizado nas lutas durante a idade medieval. O canhão iluminado pelos raios do sol, no centro do brasão, faz alusão a restauração pernambucana, fato histórico do Estado de Pernambuco, e que São Lourenço da Mata esteve inserido. Durante a invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654), parte do território de São Lourenço da Mata foi invadido, e o canhão representa a batalha vencida contra os holandeses. O feixe de cana-de-açúcar remete a vegetação típica do município, que durante muitos anos teve nas produções dos engenhos de cana-de-açúcar uma de suas maiores fontes de renda. Assim como o feixe de cana, os ramos de pau-brasil também simbolizam a vegetação típica e abundante da região, e que apesar da exploração exacerbada durante o período de colonização, diversos pés de pau-brasil ainda sobrevivem no município.

Bandeira

A Prefeitura

Criada por Clodoaldo Gomes de Araújo, em 1967, a bandeira do município é constituída de 3 faixas horizontais de igual tamanho e largura, nas cores verde branco e azul.

 

Hino do Município de São Lourenço da Mata 

(Letra de Ataíde de Moura / Música de Padre Jaime Diniz)

ESTRIBILHO

São Lourenço não temeu
O terror de Valeriano,
E todo povo que é seu
Não teme nenhum tirano…

São Lourenço o teu povo, o teu nome
Cada dia mais crescem na história,
A ferrugem do mal não consome
Teu valor, teu poder, tua glória.
São Lourenço da Mata, és amado
Dos teus filhos queridos de Deus
Quis o céu te fazer elevado
Por ficares mais perto dos céus.

Município que Deus abençoa:
Nos teus cimos o sol luz primeiro,
Tua vida será longa e boa
Sob as benções do teu padroeiro:

Os teus campos adornam ridentes
Com riquezas do solo feraz,
Tuas várzeas de canas videntes
Apendoam bandeiras da paz…
Povo forte, feliz,decidido,
Que os poderes sagrados invocas
São Lourenço te fez destemido,
O maior dos heróis da Tabocas.

Os teus feitos te fazem crescer,
Tuas preces te fazem viril;
Tens a Glória infinita de ser
Um pedaço imortal do Brasil.

Avalie o conteúdo desta página!

Já temos 13 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Wellington Luiz Da Silva Luiz

Wellington Luiz Da Silva Luiz

Sou de São Lourenço da mata Pernambuco moro em São Paulo mais eu adoro minha cidade não tem cidade melhor de ci mora eu amor Pernambuco principalmente são Lourenço da mata minha família e todos daí
★★★★★DIA 29.03.17 15h55RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
LUCIANO CRUZ

LUCIANO CRUZ

boa tarde, gostaria de saber de quem é a responsabilidade das luminárias de são lourenço, por que no bairro de penedo as lampadas dos postes estão apagadas nós ligamos para a celpe e dizem que não é com ela e sim com a prefeitura do município! GOSTARIA DE UMA RESPOSTA POR FAVOR atenciosamente Luciano cruz.
★★★★★DIA 29.03.17 13h31RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
jorge luiz pereira de melo melo

jorge luiz pereira de melo melo

o "filho da puta" do prefeito, vai divulgar data pra reembolsar os "candidatos" à seleção simplificada que não houve. Depósito bancário? isso certamente depois do rendimento do investimento feito com a arrecadação do dinheiro dos "candidatos"
★★★★★DIA 28.03.17 17h04RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Rafael mendes da silva silvar

Rafael mendes da silva silvar

A prefeitura de São Lourenço está devendo uma satisfação aos concurseiros pois nesse final de semana não teve o concurso e não foi avisado a ninguém nem o porteiro da escola sabia desse concurso pois se vcs não se pronunciarem vou ativar nessa questão o ministério público ea imprensa.
★☆☆☆☆DIA 26.03.17 21h09RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Carmen Silva lemos

Carmen Silva lemos

É verdade que será cancelado o processo seletivo?????
★★★☆☆DIA 15.03.17 19h00RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
jorge luiz pereira de melo melo

jorge luiz pereira de melo melo

jà foiiiiiiiiiiiiiiii
★★★★★DIA 28.03.17 16h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
jailson francisco

jailson francisco

peço por favor que através do portal do servidor , liberar o contra cheque do servidor municipal agradeço.
★★★★☆DIA 14.03.17 18h11RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Flávio Silva

Flávio Silva

Sei que ainda não se completaram 100 dias. Mas Prefeito qual é o projeto e quando as ruas dos bairros de Penedo e demais bairros vão ser campinadas e asfaltadas?
★★★★★DIA 10.03.17 14h54RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Austrino Germano

Austrino Germano

Disponibilizar o Edital de Concurso Público 2017 de forma ampla para que todos interessados possam ter acesso as informações.
★★★★★DIA 10.03.17 11h59RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
SUELY PESSOA

SUELY PESSOA

PRECISA DE MAIS CONTEÚDO...
★★☆☆☆DIA 09.03.17 21h56RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Sandro Marcelo Farias

Sandro Marcelo Farias

Pergunto à distinta prefeitura, mais especificamente à Secretaria de Saúde porque um documento público como o edital de concurso para agente de saúde e agente de controle de endemias só pode ser adquirido para quem se inscrever? Isso é contra a lei e deve ser corrigido imediatamente. Cabe aqui uma denuncia ao Ministério Público!
★☆☆☆☆DIA 09.03.17 10h55RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Mauricio Francisco da silva Francisco

Mauricio Francisco da silva Francisco

bom
★★★★★DIA 07.03.17 09h39RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Mauricio Francisco da silva Francisco

Mauricio Francisco da silva Francisco

Peço por favor a ADM da prefeitura de São lourenço da Mata para tapar um buraco na rua Dr Marcos Pessoa Guerra em frente ao Nº 92 na calçada
correndo grande risco de acidente para crianças e Idosos . este buraco encontra-se em frente ao residencial Severino Gregório .
Atenciosamente Mauricio Francisco da Silva
★★★★★DIA 07.03.17 09h38RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/