São Lourenço da Mata - Prefeitura Municipal
Página Inicial » Assistência Social » Prefeitura tem programa para a terceira idade

Prefeitura tem programa para a terceira idade

Em: Assistência Social - Data: 15 de abril de 2018

Por Wagner Souza

Chegar à terceira idade traz consigo mudanças significativas ao indivíduo, que vão desde a falta de oportunidade à carência de informações. Em alguns casos, também falta atenção por parte dos familiares. Preocupada com o bem-estar deste público, a Prefeitura de São Lourenço da Mata vem promovendo serviços de convivência entre idosos, nos quais são discutidos assuntos sobre família, saúde e a própria velhice. Sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, os encontros ocorrem nas três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizados nos bairros Vila do Reinado, Tiúma e no distrito de Matriz da Luz.

Atividades como dança e rodas de diálogo fazem parte da programação que proporcionam dias mais interativos para cerca de 210 idosos. “Mostramos como é possível conviver com a própria idade. Não é porque são da terceira idade que não podem desempenhar algumas funções. É uma maneira de estimular o sentimento de pertencer à sociedade”, comenta Wellington Oliveira, coordenador do Cras/Centro.

A pensionista Marize Ferreira, 66 anos, ressalta o impacto desses encontros. “É muito bom saber que existem pessoas preocupadas com a gente, assim não nos sentimos sozinhos. Temos famílias, mas quando a idade chega, tudo fica mais difícil. Nem todo mundo gosta de ser velho, porém esses encontros mostram que é possível ser feliz independente disso”, aponta Marize.

A animada Ivone Ferreira, 62, destaca que participar deste serviço de convivência é uma das maiores alegrias que ela vive no momento. “Estar aqui (no Cras) é bom demais. Já fiz tantas amigos que faço questão de vir toda semana. É um ambiente em que conseguimos sorrir por qualquer besteira. Amo dançar, ainda mais se for um forró ‘rala bucho’”, comenta gargalhando Ivone, também conhecida como Nininha Forrozeira.

Segundo a secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social, Neila Lira, este serviço funciona como estímulo para essas pessoas que precisam de atenção. “É fundamental garantir espaços que possibilitem integração e desenvolvimento de potencialidades, indo de encontro ao isolamento tão comum nessa fase da vida. Estamos valorizando as suas histórias e experiências”, destaca ela.

Mediante triagem feita por uma equipe responsável, qualquer idoso pode participar do serviço de convivência oferecido pela Secretaria de Assistência Social. Basta comparecer a um dos Cras do município portando os seguintes documentos: RG, comprovante de residência, telefone para contato e NIS (se possuir). “Uns têm problemas de saúde, enquanto outros só vão para conversar sobre os familiares e demais demandas”, explica Wellington Oliveira, coordenador do Cras/Centro

 

Serviço de convivência para idoso no município

Cras/Centro

Dia: Quinta-feira

Horário: 14h às 16h

Endereço: Avenida Miguel Labanca, 74 – Vila do Reinado, São Lourenço da Mata-PE

——

Cras/Tiúma

Dia: Quinta-feira

Horário: 14h às 16h

Endereço: Rua Nova, 32 – Tiúma, São Lourenço da Mata-PE

——

Cras/Matriz da Luz

Dia: Sexta-feira

Horário: 9h às 11h

Endereço: Rua Ercina Lapenda, 148 – Matriz da Luz, São Lourenço da Mata-PE

 

Prefeitura Online
Prefeitura Online
Questões, dúvidas, problemas? Estamos aqui para ajudá-lo!
Connecting...
Não estamos disponível no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Estamos ocupado no momento. Por favor, tente novamente mais tarde
Você tem uma pergunta? Escreva para nós!
:
:
Esta sessão de bate-papo terminou